Vice-presidência e 5 comissões: a oferta do governo a Vandinho para evitar uma disputa na Ales

Vandinho Leite / crédito: Ellen Campanharo

O governador Renato Casagrande (PSB) convocou os deputados Vandinho Leite (PSDB) e Marcelo Santos (Podemos) para uma reunião na Residência Oficial da Praia da Costa (Resof) na noite deste domingo (29). Na pauta, uma proposta para evitar uma disputa pelo comando da Assembleia Legislativa.

Vandinho e Marcelo disputam a presidência da Ales, sendo que Marcelo conta com o apoio do Palácio Anchieta. Porém, desde o início, há um esforço do governo – por meio da Casa Civil, de deputados aliados e do próprio Casagrande – para se chegar a um consenso e evitar a disputa que irá colocar deputados da base aliada em lados opostos.

Na reunião, que contou com a presença do vice-governador Ricardo Ferraço (PSDB), o governador e o deputado Marcelo Santos teriam oferecido para Vandinho a 1ª vice-presidência numa chapa única encabeçada por Marcelo, segundo a coluna De Olho no Poder apurou com interlocutores de Vandinho.

Além disso, segundo apurou a coluna, também teria sido prometido que o grupo de Vandinho iria presidir ao menos cinco comissões – sem especificar quais. A coluna não conseguiu confirmar com o governo e nem com a Casa Civil sobre a suposta proposta. Não houve retorno aos contatos da coluna.

A resposta

Vandinho saiu da reunião sem dar resposta se aceitaria ou não a proposta. Apenas justificando que levaria para o debate em seu grupo, que já não decidia mais nada sozinho, o que ocorreu na manhã desta segunda-feira (30).

O grupo, porém, não teria aceitado compor com o governo e ainda mandou um recado: definiu o nome do deputado Danilo Bahiense (PL) como 1º vice-presidente da chapa de Vandinho, conforme a coluna noticiou com exclusividade mais cedo.

Deputados ouvidos pela coluna afirmaram que não há nenhuma sinalização de recuo por parte de Vandinho. Já os parlamentares ligados a Marcelo afirmam que é questão de tempo até a formação de um consenso.

Ou um dos lados está blefando – o que faz parte do jogo, até mesmo para confundir o adversário – ou a situação está muito mais confusa do que pacificada, após a intervenção do governador.

O que se observa, porém, é que, para um aliado do governo, Vandinho vem esticando bastante a corda. Se a estratégia de dobrar a aposta é acertada, o tempo vai dizer. Mas seria prudente o tucano testar as “asas” antes de queimar todas pontes com o governo, ainda mais se houver a intenção de ser aliado da gestão.

Em tempo: Nesta terça-feira tem reunião, tanto do grupo de Vandinho quanto do de Marcelo. Clima é de decisão.

Fale com a coluna De Olho no Poder: [email protected]

 

LEIA TAMBÉM:

Danilo Bahiense será o 1º vice-presidente na chapa de Vandinho

As digitais de fora da Ales na eleição da Mesa Diretora

Grupo de Vandinho cogita ir ao STF para ter votação secreta na eleição da Ales