Coser é indicado para Comissão de Direitos Humanos e Camila deve ser eleita presidente

Coser e Camila: Comissão de Direitos Humanos / crédito: Lucas Costa/Ales

O deputado João Coser (PT) foi indicado para integrar a Comissão de Direitos Humanos da Assembleia. Ele vai ocupar o lugar deixado pelo deputado Allan Ferreira (Podemos), que pediu seu desligamento do colegiado, conforme noticiado com exclusividade pela coluna De Olho no Poder.

A indicação foi feita por meio de ofício pelo líder do blocão dos aliados na Ales, deputado Dary Pagung (PSB), e protocolada nesta sexta-feira (24). A coluna também já tinha antecipado que o mais cotado para assumir a vaga titular seria o petista, que já fazia parte da suplência da comissão. Como suplente, entra Tyago Hoffmann (PSB).

Ofício de Dary Pagung que indica Coser à Comissão de DH

A Comissão de Direitos Humanos ainda está sem comando. Isso porque não há consenso e duas chapas disputam a presidência: uma encabeçada pelas deputadas Camila Valadão (Psol) e Iriny Lopes (PT) outra tendo os deputados Capitão Assumção (PL) e Lucas Polese (PL) à frente. Os dois grupos têm visões antagônicas sobre os direitos humanos.

A disputa já chegou nas redes sociais, onde deputados têm mobilizado e convocado a população para participar da sessão que elegerá o comando da comissão.

O colegiado conta com cinco membros e caberia a Allan dar o voto de desempate para eleger o presidente. Na quinta-feira passada (16), porém, ele protocolou ofício comunicando seu desligamento da comissão. Para a coluna, ele alegou que não teria tempo de se dedicar ao colegiado.

Deputados durante sessão na Ales / crédito: Lucas Costa/Ales

Com a saída de Allan, caberia ao blocão indicar o substituto – uma vez que o deputado do Podemos faz parte do blocão –, o que foi feito na manhã desta sexta-feira (24).

A indicação de Coser, aliado de primeira hora do governo, sinaliza que o acordo de ter Camila na presidência da comissão deve ser mantido. Com o petista, são três votos a favor de Camila e dois a favor de Assumção, ou seja, Camila deve ser eleita presidente.

Agora, cabe à deputada Iriny (por ser a mais velha da comissão) convocar a eleição para eleger o comando do colegiado. Ela tem até terça-feira (28) para isso, segundo a assessoria da Assembleia. A coluna tentou falar com a deputada, mas ela ainda não retornou aos contatos.

 

LEIA TAMBÉM:

Dono de voto decisivo, deputado deixa Comissão de Direitos Humanos da Ales

Polêmica à vista: Escola sem Partido volta à pauta da Câmara de Vitória