GIRO POLÍTICO: Jornalista na Prefeitura da Serra, partidos mudam de comando e Câmara de Vitória quase pega fogo. Literalmente!

Câmara de Vitória quase pegou fogo. Literalmente!

As sessões ordinárias da Câmara de Vitória dessa semana vão acontecer na Assembleia. Não, os vereadores da capital não viraram deputados! O motivo da mudança se dá por conta de uma pane elétrica, com risco de incêndio, na sede do Legislativo municipal, no último dia 14. As lâmpadas chegaram a estourar e o presidente Leandro Piquet (Republicanos) encerrou os trabalhos antes mesmo da sessão começar.

As sessões desta segunda-feira (27), de amanhã (28) e de quarta (1º) serão no auditório Hermógenes Fonseca da Ales. Não terão transmissão ao vivo, mas serão gravadas e postadas nas plataformas da Câmara de Vitória, segundo a assessoria da Casa.

A câmara também informou que algumas providências já foram tomadas para solucionar o problema.

“Para isso, (a câmara) oficiou o Crea solicitando parecer sobre as condições das instalações; abriu um chamado junto à EDP solicitando a presença de técnicos para medir a variação da grade de energia da Casa; oficiou a PMV solicitado a elaboração de Termo de Cooperação para realizar a análise preliminar sobre as condições elétricas e estruturais dos prédios e, também, solicitando o apoio de profissionais do setor de engenharia para elaboração de um laudo técnico”.

***

PDT confirma que jornalista pode virar secretário na Serra

O presidente do PDT no Estado, Weverson Meireles, confirmou que há a possibilidade do jornalista Philipe Lemos virar secretário na Prefeitura da Serra. O jornalista, que disputou uma vaga de deputado federal nas eleições de outubro mas não foi eleito, é cotado para assumir a Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer do município.

“Há o diálogo, mas ainda não houve confirmação”, disse o dirigente partidário que também é secretário de Turismo, porém, no Estado. Nos bastidores, essa confirmação pode ocorrer ainda nessa semana.

Convenção do PDT

Philipe entrou no PDT já no limite do prazo para a disputa eleitoral. Ele seria candidato pelo Avante, mas numa construção feita com o Palácio Anchieta para fortalecer a chapa do PDT a federal, o jornalista mudou de partido. Ele chegou a ter 45.260 votos, mas a legenda não conseguiu atingir o número mínimo de votos para fazer um deputado.

Nos bastidores, Philipe pode também ser um possível sucessor do prefeito Sérgio Vidigal (PDT), que está em seu quarto mandato. Vidigal pode disputar a reeleição no ano que vem, mas caso não dispute ele precisa começar, o quanto antes, a preparar um sucessor.

***

Sob nova direção

Toma posse no próximo sábado (04) o novo diretório do PL na Serra. À frente, presidindo o diretório, estará o vereador da Serra Igor Elson que, nos bastidores, é cotado para ser candidato a prefeito do município no ano que vem.

A posse do novo diretório vai ocorrer no Centro de Eventos Serra Grande, às 8h30 num café da manhã, e terá a presença do presidente estadual da legenda, o senador Magno Malta.

***

Sob nova direção II

O Psol estadual também mudou de comando. Após três anos na presidência da legenda no Estado, Toni Cabano dá lugar à advogada Ane Halama, militante dos direitos humanos e ecossocialista.

Ao passar o comando, Toni fez um balanço de sua atuação e das conquistas, como a eleição da deputada estadual Camila Valadão – como a mulher mais votada na história da Assembleia – e o fato do Psol ter duas vagas em legislativos do Estado – além de Camila, o vereador André Moreira ocupa uma cadeira na Câmara de Vitória.

***

Coser pede para sair da Comissão de Segurança

Coser e Camila / crédito: Lucas Costa/Ales

Antes de ser indicado para assumir a titularidade na Comissão de Direitos Humanos da Assembleia – que deve definir nesta segunda-feira (27) o seu comando –, o deputado João Coser (PT) pediu seu desligamento da Comissão de Segurança da Casa, que é presidida pelo deputado Danilo Bahiense (PL).

Coser foi indicado pelo líder do blocão, Dary Pagung (PSB), após a saída do deputado Allan Ferreira (Podemos) da comissão. Dary disse que deve indicar um substituto para Coser na Segurança nessa semana.

A presidência da Comissão de Direitos Humanos deve ficar com a deputada Camila Valadão (Psol), já que ela conta com três dos cinco votos dos membros do colegiado. Capitão Assumção (PL) também estava interessado na presidência e chegou a fazer campanha para assumi-la. Porém, o blocão dos aliados tem maioria no preenchimento das vagas nas comissões.

***

Ascom reconhecida

A assessoria de Comunicação do Tribunal de Contas do Estado (TC-ES) foi indicada como referência no país no I Congresso Nacional de Comunicação de TCs, que ocorreu em Santa Catarina. Entre outras coisas, o congresso debateu temas como desinformação e gestão de crise.