“Vandinho é amigo nosso”, diz Casagrande

Casagrande na Vitória Stone Fair / crédito: Hélio Filho

Se depender do governador Renato Casagrande (PSB), o deputado estadual Vandinho Leite (PSDB) vai continuar na base aliada do governo na Assembleia. Mesmo após ter optado em apoiar Marcelo Santos (Podemos) à presidência da Ales, em detrimento de Vandinho, o chefe do Executivo não tem o menor interesse de jogar o tucano na oposição.

“Vandinho é amigo nosso. O PSDB tem o vice-governador (Ricardo Ferraço), está no governo e o Vandinho é base aliada”, disse Casagrande ao ser questionado pela coluna De Olho no Poder na última sexta-feira (10), durante visita à Vitória Stone Fair ao lado do presidente da Câmara Federal, Arthur Lira (PP).

A dúvida sobre qual será o posicionamento de Vandinho na Assembleia ficou no ar após a primeira semana de atividades no Legislativo. Vandinho teve de abrir mão da disputa pela presidência da Casa em prol de Marcelo e também não conseguiu emplacar seu requerimento de CPI – para investigar regularização fundiária –, mesmo sinalizando que teria combinado com a Casa Civil.

Insatisfeito por ter sido preterido duas vezes consecutivas, Vandinho chegou a subir o tom com o presidente e até com seu correligionário, o deputado Mazinho dos Anjos (PSDB), a quem acusou de executar uma “manobra mal feita” para emplacar quatro CPIs de uma só vez.

Vandinho entrou com uma questão de ordem – que será respondida nesta segunda-feira (13), conforme Marcelo Santos contou à coluna – e insinuou que poderia buscar o Judiciário para resolver a questão.

Mas Casagrande minimizou o episódio: “É normal, é do Parlamento, eu já fui parlamentar… A vida é assim: vai conversando e vai ajustando”, disse à coluna.

Desde que o governo tornou público seu apoio a Marcelo Santos para a presidência da Ales, aliados têm atuado nos bastidores para que a base fique unida. Na construção da Mesa, foram abertos espaços para o grupo de Vandinho e, para as comissões, há também acordos.

 

Blocos não preocupam

Hoje deve ocorrer a composição e a eleição das comissões permanentes da Casa e Vandinho é cotado para presidir a Comissão de Defesa do Consumidor. Conforme a coluna noticiou, uma comissão será dividida em duas e algumas outras terão a quantidade de membros alterada.

Os dois blocos formados por parlamentares da Casa – um é comandado pelo deputado Hudson Leal (Republicanos) e conta com 10 parlamentares do Republicanos, PL e PTB. O outro é comandado pelo deputado Dary Pagung (PSB) e é formado pelo restante dos partidos da Casa – já protocolaram no sistema da Ales quem vai participar de cada colegiado.

O governador também foi perguntado sobre a existência desses dois blocos na Ales, uma vez que, desde o início, o governo vinha tentando – via Casa Civil – montar um bloco único, sob o comando de um governista, para a composição das comissões.

Questionado se isso o preocupava, Casagrande disse que não. “Está tudo certo, ter dois blocos não preocupa não. São dois blocos que a gente tem boa relação. Não há preocupação com isso”, disse o governador que já enviou alguns projetos para a Assembleia e pretende enviar mais nessa semana.

“São projetos mais de estruturação, de fortalecimento. Tem a criação da Subsecretaria de Agricultura Familiar, da Secretaria das Mulheres, da estrutura da Penitenciária de Vila Velha e de São Mateus”, explicou o governador.

 

LEIA TAMBÉM:

Para evitar briga, uma comissão pra cada um!

CPIs e Comissões: os pomos da discórdia na Assembleia

Saiba quem vai comandar as comissões da Ales