Cael será vice de Arnaldinho? PSB quer lugar de destaque nas chapas de reeleição da Grande Vitória

Arnaldinho e Cael: juntos em 2024?

O presidente do PSB, Alberto Gavini, fez uma reunião na semana passada com o PSB de Vila Velha para atualizar o partido sobre as movimentações políticas no município. O PSB entrou oficialmente na gestão do prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (Podemos), selando assim o apoio a uma eventual candidatura à reeleição do prefeito.

Arnaldinho ainda não admite publicamente que é candidato à reeleição, mas já sinalizou que é – inclusive os sinais ficaram bem nítidos na entrevista que ele deu à coluna De Olho no Poder.

A parte visível da aliança PSB-Podemos em Vila Velha foi a indicação de Carlos Aurélio Linhalis, o Cael, para a Secretaria de Planejamento da gestão de Arnaldinho. Ex-presidente da Cesan, Cael é formado em Administração e é quadro antigo do PSB, com mais de 30 anos de filiação. A indicação conseguiu unir um quadro técnico e político para a vaga.

Nos bastidores, porém, o zum-zum-zum é que a ida de Cael para a prefeitura também teria outros fins: haveria já um “combinado” para Cael ser vice de Arnaldinho no ano que vem, numa costura que teria envolvido o PSB e o deputado federal Victor Linhalis (Podemos), filho de Cael.

Antes de ser deputado federal, Victor foi eleito vice-prefeito em 2020 na chapa de Arnaldinho. Ele renunciou ao cargo para tomar posse como deputado federal. Por ser pai de um deputado federal, Cael também precisou deixar a presidência da Cesan, por força da Lei das Estatais.

Conforme chegou ao conhecimento da coluna, a costura política seria para além de 2024. O mercado político aposta que Arnaldinho, se reeleito, deixa o mandato em 2026 para ser candidato a governador na sucessão de Casagrande – em entrevista à coluna, ele negou a possibilidade.

Se isso ocorrer, Cael assumiria e, em 2028, apoiaria o filho para ser candidato a prefeito de Vila Velha. Agora, se Arnaldinho for reeleito e cumprir o mandato até o final, também seria grande a chance dele apoiar Victor Linhalis como seu sucessor na prefeitura canela-verde.

“O PSB vai tentar ser vice”

Questionado se as especulações sobre o jogo combinado procediam, Gavini desconversou, mas deixou escapar alguns indícios de que nada está descartado.

Alberto Gavini / crédito: Instagram

“Não se antecipa vice. Isso o candidato a prefeito analisa no ano que vem. Agora é muito cedo para falar de vice. Cael entrou na gestão por sua formação e também por ser do PSB há mais de 30 anos. Ele tem formação adequada para ocupar a Secretaria de Planejamento. Claro que, evidentemente, é um excelente nome para ocupar uma função dessa (vice) com tranquilidade. Claro que Victor está torcendo para que isso aconteça”.

Gavini chegou a dizer que Arnaldinho “não seria doido” de tratar sobre isso agora. “Se ele fizer isso, espanta todo mundo”, disse o presidente, experiente, que sabe que o posto de vice é o último a ser definido – muitas vezes, no 45 do segundo tempo, por ser o cargo mais importante para se fechar uma aliança. Ele disse porém, que o partido tem interesse na vaga.

“O PSB vai tentar ser vice do Arnaldinho, vamos buscar essa posição na Grande Vitória. Mas isso, lá na frente iremos conversar. Vamos tentar ser vice em Cariacica, na Serra e em Viana. Nós vamos tentar”, afirmou o socialista.

Em Cariacica, o PSB quer indicar o vice do prefeito Euclério Sampaio (União); na Serra, o vice do prefeito Sergio Vidigal (PDT) e em Viana o vice de Wanderson Bueno (Podemos). Em  Vitória, o partido vai ter candidatura própria, do deputado estadual Tyago Hoffmann, conforme a coluna já tinha cotado.

“Não vou me esconder”

Cael ainda não assumiu a Secretaria de Planejamento de Vila Velha, o que deve ocorrer entre hoje (25) e segunda-feira (28). Ele estava nos últimos ajustes para a criação da autarquia que vai gerir a microrregião de saneamento, visando o cumprimento das metas do Marco Regulatório de Saneamento Básico, aprovado no Congresso Nacional em 2020. A autarquia deve ser anunciada nos próximos dias pelo governo do Estado.

O administrador é morador de Vila Velha há mais de 20 anos e ao ser questionado sobre a possibilidade de compor uma eventual chapa com Arnaldinho na disputa à reeleição, disse que sua ida para a gestão não foi com esse propósito.

“Nunca conversei com Arnaldinho, com meu filho ou com o Renato (Casagrande) sobre isso. Não fui com esse propósito. É especulação do mercado. Estou chegando com a visão de planejamento, para dar uma melhor gestão aos recursos públicos. Estou indo para contribuir com Vila Velha”, afirmou Cael.

Ele também disse ser muito cedo para discutir a vaga de vice, mas ressalvou que é legítimo o PSB discutir a participação nas chapas. “Acho que é lícito o PSB discutir de forma bastante aberta, democrática, a composição das chapas nos municípios importantes, porque o governador é do PSB”.

E ao ser questionado se aceitaria ser vice caso fosse essa a missão do partido, disse que não irá se furtar dessa discussão:

“Acho que não é o momento dessa discussão e o PSB tem muitos nomes. No momento oportuno será discutido. Tenho relação muito boa com o governador e eu não vou me esconder dessa discussão, mas acho que ninguém vai colocar pra mim essa discussão nesse momento. Isso vai acontecer lá na frente”.

Quanto ao filho, o deputado Victor Linhalis, ser um futuro candidato a prefeito de Vila Velha, Cael não admitiu e nem descartou: “Sinceramente, não discuti com meu filho sobre ele ser candidato a prefeito. A única discussão que eu fiz é que ele está iniciando o mandato e tem que colocar o foco nisso”, afirmou.

“Focado em fazer entregas”

O prefeito Arnaldinho Borgo também foi questionado sobre a ida de Cael para a gestão ter sido costurada de olho na eleição do ano que vem. Ele negou. “Não procede, até porque não estou discutindo eleições do ano que vem. Estou focado em fazer as entregas que a cidade esperava por mais de 20 anos”, disse o prefeito, repetindo o que mais frisou na entrevista dada à coluna.

Em tempo: É importante dizer que Vila Velha tem sido um dos principais municípios na execução de obras do governo do Estado. Domingo passado (20), o governador entregou o aquaviário, que liga Vitória a Vila Velha e a Cariacica. No próximo domingo (27) vai entregar a duplicação da Terceira Ponte e a Ciclovia da Vida, uma obra importante para a mobilidade dos dois municípios e também positiva para o capital político – tanto do governador, quanto do prefeito.

Quer receber notícias 100% gratuitas? Participe da Comunidade de Política no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

LEIA TAMBÉM:

Os passos de Arnaldinho rumo à reeleição em Vila Velha