Após determinação do STF, PF prende capixaba que chamou ministros de bandidos

A Polícia Federal prendeu na manhã desta sexta-feira (22) o empresário capixaba Marcos Soares Moreira, em cumprimento a uma decisão de prisão preventiva decretada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. Marcos é réu por envolvimento nos atentados do dia 8 de janeiro.

O empresário foi preso na Serra, numa casa que aparentemente ele aluga para eventos. Ele atua com fabricação de cortinas. No momento da prisão, ele estava de tornozeleira eletrônica e não ofereceu resistência. Segundo a Polícia Federal, Marcos já deu entrada no sistema prisional capixaba e está no Centro de Detenção Provisória de Viana II.

Marcos chegou a ser preso um dia após os atentados de 8 de janeiro e foi levado para o Complexo da Papuda. Em maio ele foi solto, por determinação do STF, mas teria de cumprir uma série de medidas cautelares, entre elas a de não usar redes sociais.

Porém, ele continuou usando redes sociais com vídeos que inclusive foram postados em outros perfis, do mesmo espectro ideológico.

Um dos vídeos divulgados por Marcos

Essa semana, Marcos gravou um vídeo que viralizou nas redes sociais, com repercussão nacional, fazendo novos ataques aos ministros e os chamando de “bandidos” e “vagabundos”. Ele também desafiou os ministros a prendê-lo.

“Que me prendam novamente, não estou com medo, pra mim é indiferente estar aqui ou lá dentro. Mas eu jamais vou me curvar a vocês, bandidos! Que têm o poder da caneta nas mãos, porém, são bandidos. Alexandre de Moraes, Rosa Weber, todos vocês são bandidos, vagabundos, não vou me curvar a vocês. Manda o PCC, que vocês apoiam e abraçam, os parças de vocês me pegarem”, disse o empresário, no vídeo.

Veja o vídeo:

Na última quarta-feira (20), Alexandre de Moraes determinou a prisão preventiva por descumprimento das medidas cautelares impostas, mas a decisão só foi publicada hoje após o cumprimento do mandado. A coluna teve acesso a um trecho da decisão:

“(…) Diante do exposto, com fundamento no art. 21 do Regimento Interno deste Supremo Tribunal Federal, decreto a prisão preventiva de Marcos Soares Moreira, CPF nº (…). Expeça-se o mandado, destinado à Polícia Federal. Determino, ainda, a inclusão do mandado de prisão no Banco Nacional de Monitoramento de Prisões (BNMP). Traslade-se o Ofício nº 3821312/2023 CINQ/CGRC/DICOR/PF (PET 10.820, petição STF nº 104.248/2023, eDoc. 24.086), que noticia o descumprimento das medidas cautelares impostas, para estes autos. Ciência à Procuradoria-Geral da República. Cumpra-se. Publique-se esta decisão somente após o cumprimento da ordem. Brasília, 20 de setembro de 2023.”

O empresário chegou a postar, em seu perfil no Facebook, vídeos em áreas externas da sede dos Três Poderes. Em umas das publicações, o empresário diz estar acompanhando ao vivo o confronto entre a polícia e os golpistas, conforme registrou a reportagem do Folha Vitória.

A coluna tentou contato com o advogado que consta na decisão de prisão do empresário, mas até o momento, não conseguiu. Assim que a defesa se manifestar, a coluna será atualizada.

Quer receber notícias 100% gratuitas? Participe da Comunidade de Política no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

LEIA TAMBÉM:

Foragido após atos golpistas, radialista do ES é preso no Paraguai