Luiz Paulo é eleito presidente do PSDB de Vitória e se torna o mais cotado do grupo para disputar prefeitura

Convenção do PSDB de Vitória / crédito: arquivo pessoal

O ex-prefeito Luiz Paulo Vellozo Lucas foi eleito na noite desta quinta-feira (31) presidente do diretório do PSDB de Vitória. A eleição foi em chapa única e só ratificou, de forma oficial, o comando do ex-prefeito à frente do partido, posto que ele já ocupava desde o final de abril.

O que chamou a atenção no evento, porém, foi o tom do discurso e a postura de Luiz Paulo, que sinalizaram que ele deve ser o candidato da federação PSDB-Cidadania na disputa pela Prefeitura de Vitória no ano que vem.

“Temos um projeto ousado e competitivo para disputar as eleições de Vitória. Nosso projeto não é contra ninguém. Não é contra o prefeito, não é contra o PT, não é contra ninguém. Nosso projeto é a favor de Vitória. De Vitória e do Espírito Santo”, disse Luiz Paulo durante a convenção do partido, ao lado do presidente estadual da legenda, deputado Vandinho Leite, e do deputado estadual Mazinho dos Anjos.

Além de Luiz Paulo, Mazinho e o ex-deputado Sergio Majeski são cotados para disputar a Prefeitura da Capital. E isso apenas pelo PSDB. Na federação, por parte do Cidadania, ainda tem o ex-prefeito Luciano Rezende e o deputado Fabrício Gandini – que aguarda decisão judicial para deixar o Cidadania, mas enquanto não sai, entra no bolo também.

Luiz Paulo chegou a citar a trajetória do partido na capital e no Estado: “Porque as transformações que ocorreram no Espírito Santo nos últimos 20 anos começaram aqui em Vitória. Foram 12 anos que o PSDB administrou Vitória, de 1992 a 2004. Virou referência. (…) Nós éramos um partido feio, hoje nós somos referência para o Brasil. Somos motivo de orgulho”.

Mas foi a postagem em seu perfil no Instagram, após a convenção, que mostrou que Luiz Paulo já está com os dois pés na pré-campanha eleitoral, até os eixos a serem debatidos na cidade ele pontuou, ou seja, é candidatíssimo.

“Fui eleito hoje (ontem) presidente do PSDB de Vitória, para construir um projeto político eleitoral competitivo para a cidade, para disputar as eleições municipais no ano que vem. Vamos debater o futuro da cidade e apresentar propostas concretas e factíveis para uma gestão transformadora, para impulsionar o desenvolvimento de Vitória, baseada em cinco grandes eixos iniciais”, disse Luiz Paulo.

Segundo a postagem, os eixos seriam: “A recuperação do Centro Histórico; o ‘Waterfront’, do Cais das Artes ao Porto de Vitória; mobilidade urbana, saúde e o projeto Terra Verde, que é a retomada do Projeto Terra com conceitos atualizados de sustentabilidade urbana, enfrentamento da crise climática, transição energética e governança democrática”, diz o texto.

Luiz Paulo na convenção: discurso de candidato

Luiz Paulo já tem rodado a cidade, ouvido lideranças, feito reuniões e debates já de olho nas eleições. Ele também disse que serão discutidos temas como educação, inovação tecnológica e segurança pública e frisou que esses pontos farão parte da “elaboração do projeto do PSDB para a capital”.

E concluiu, dizendo: “Coloco meu nome à disposição do partido, vamos organizar uma chapa competitiva de vereadores, e o importante agora é construir um projeto para Vitória”.
Questionado pela coluna, Luiz Paulo disse que apresentou um plano para construir um projeto de futuro para a capital. “Temos um ano pela frente. Amanhã (hoje) começamos em Jesus de Nazareth”.

“Está jogando o jogo”, diz Vandinho sobre Luiz Paulo

Vandinho acompanhou a eleição do diretório sentado ao lado de Luiz Paulo. Após o evento, questionado pela coluna sobre as falas do ex-prefeito e se a federação já tinha batido o martelo sobre a candidatura do grupo, o presidente da legenda disse que Luiz Paulo está criando as condições para ser candidato.

Vandinho / crédito: Ales

“Ainda não foi batido o martelo 100%, mas ele (Luiz Paulo) está, sim, muito adiantado, criando as condições para ser candidato. Ainda não tem uma definição 100%, até porque é importante também dialogar com o Cidadania, mas ele tem dado passos muito concretos, muito fortes nesse sentido. Ele está conseguindo articular bem. Luiz Paulo está jogando o jogo como deve ser jogado”, disse Vandinho.

Ou seja, Vandinho dá a entender que o nome do grupo ainda não foi definido, mas que estaria bem perto disso, inclusive coloca como ressalva um ajuste com o Cidadania, sinalizando que no ninho tucano a questão já estaria certa ou bastante adiantada.

Já Mazinho, que também estava presente e foi eleito vice-presidente do diretório municipal, diz que ainda não tem nada certo. E que Luiz Paulo se colocou à disposição até para ser candidato a vereador – o que não condiz muito com os movimentos robustos que o ex-prefeito tem feito na cidade.

“A missão dele agora é construir o partido e a chapa de vereadores. Temos três pré-candidatos: eu, ele e Majeski”, disse o deputado. Majeski, porém, não foi visto na convenção.

Recado antecipado

Recentemente, Majeski gravou um vídeo e postou em suas redes sociais. O objetivo, segundo ele, seria “alertar” os eleitores de possíveis “manobras” que poderiam tirá-lo da disputa. A coluna noticiou.

“Para uma boa parte dos chefões da política, eu sou um político que não interessa muito, por não estar afinado com essa política encardida, tradicional, profissional. Então, é muito bom que as pessoas prestem atenção em todas as manobras que já ocorrem hoje, manobras para tirar pessoas como eu do páreo. Já estão articulando para que pessoas com meu perfil político não atrapalhem ninguém. Mas vamos ser persistentes e acreditar”, disse Majeski na ocasião.

Antes de Luiz Paulo assumir a Comissão Provisória do PSDB, Majeski era cotado para presidir o partido em Vitória e ele nunca escondeu que tem interesse de disputar a prefeitura. E isso desde 2020.

Presenças notáveis

Se a ausência de Majeski foi sentida na convenção, duas presenças foram notadas: a primeira trata-se da ex-vereadora Neuzinha de Oliveira que, em 2020, presidia a legenda e disputou a Prefeitura de Vitória, impedindo Luiz Paulo de também concorrer. Pelo visto, os dois fizeram as pazes.

A segunda foi do secretário-geral do PP, Marcos Delmaestro, que também prestigiou o evento. O PP tem feitos movimentos para se aproximar do prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), e chegou até a ser convidado para participar da gestão, no secretariado.

Porém, embora a aproximação seja vista no mercado político como um sinal de apoio a uma eventual candidatura de Pazolini à reeleição, a cúpula do PP evita cravar que a decisão já esteja tomada e que caminhará com o prefeito. Até porque o próprio Pazolini ainda não admitiu publicamente se será candidato.

E no Cidadania…

Recentemente também, Luciano Rezende postou foto de um encontro com o marqueteiro alagoano Jorge de Oliveira, o Jorge Arapiraca. O marqueteiro já atuou na campanha do ex-prefeito e foi o responsável por criar o “gesto da mudança”, em 2012. Dois anos depois atuou na campanha de Paulo Hartung ao governo, criando o lema “Abrace o Paulo”. As duas campanhas foram vitoriosas.

Jorge está no Estado e disse à coluna que foi apenas uma visita de cortesia. Mas, às vésperas de uma eleição que promete ser acirradíssima, o encontro (que foi compartilhado em rede social) chamou a atenção e deu vários sinais ao mercado político.

Quer receber notícias 100% gratuitas? Participe da Comunidade de Política no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!