Suplentes do PV e do Podemos tomam posse na Câmara de Jaguaré

Câmara Municipal de Jaguaré

Após a Justiça Eleitoral determinar a nulidade dos votos da chapa do PP de Jaguaré e, com isso, a cassação dos mandatos dos vereadores Preto Queiroz (PP) e Ricardo Barros (PP), por suposta fraude na cota de gênero, suplentes do PV e do Podemos tomaram posse na tarde desta segunda-feira (20).

Fábio Silvério Uceli (PV), o Fabinho do Sindicato, que teve 418 votos, e Marcelo Costa da Silva (Podemos), que teve 203 votos, vão ocupar as cadeiras dos dois vereadores do Progressista. Os dois assinaram o termo de posse no gabinete da presidência e já irão participar de uma sessão extraordinária marcada para a próxima quinta-feira (23), às 19h.

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), nesta segunda-feira (20) foi feita uma retotalização dos votos das eleições de 2020, determinada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A nova contagem gerou a alteração dos eleitos, uma vez que foram anulados os votos da chapa do PP.

Com isso, o PV e o Podemos passam a ter duas cadeiras, cada, na Câmara que conta com 11 vereadores. O Cidadania, partido do atual presidente da Câmara, Tião Soprani, continua tendo a maior bancada, com três vagas.

Fábio do Sindicato assina termo de posse na Câmara de Jaguaré

De acordo com a denúncia, feita pelo Ministério Público Eleitoral (MPE-ES), uma candidata foi colocada na chapa do PP apenas para cumprir a cota de gênero.

Ela não teve nenhum voto (nem o dela), não declarou despesas, não fez atos de campanha pedindo voto e teria, segundo áudios obtidos via conversas de WhatsApp, declarado apoio a outro candidato a vereador, o que configuraria uma candidatura fictícia. Na decisão consta ainda que ela já teria sido candidata em 2016, apresentando também uma votação zerada.

A decisão foi monocrática e o PP pretende recorrer. Segundo o vereador Ricardo, que teve o mandato cassado e é o atual presidente do Progressista em Jaguaré, ele não era dirigente partidário na época e não participou da montagem da chapa do partido em 2020.

“A decisão foi monocrática, assim, temos o direito que vá para o plenário! Eu e o outro vereador não participamos da montagem do partido na época! As únicas vítimas, nisso tudo, somos nós dois”, disse Ricardo, que teve 594 votos e foi o terceiro vereador mais bem votado em Jaguaré.

ATUALIZAÇÃO: Após a publicação, o presidente da Câmara de Jaguaré, Tião Soprani, retornou aos contatos da coluna De Olho no Poder e informou que a posse dos dois suplentes foi realizada na tarde desta segunda-feira (20). A coluna foi atualizada.

>> Quer receber nossas notícias de política 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

LEIA TAMBÉM:

Dois vereadores do Norte são cassados por fraude na cota feminina