“Luiz Paulo tem o apoio do partido”, diz presidente do PSDB sobre disputa em Vitória

Luiz Paulo Vellozo Lucas / crédito: arquivo pessoal

O PSDB vai apoiar o ex-prefeito Luiz Paulo Vellozo Lucas na disputa pela Prefeitura de Vitória nas eleições deste ano. De acordo com o presidente estadual do PSDB, deputado Vandinho Leite, Luiz Paulo conta com o apoio da legenda, tanto em nível estadual quanto nacional.

O PSDB é federado com o Cidadania e os dois partidos chegaram a contar com pelo menos cinco cotados para a disputa: os ex-prefeitos Luiz Paulo (PSDB) e Luciano Rezende (Cidadania), os deputados estaduais Fabrício Gandini (ex-Cidadania) e Mazinho dos Anjos (PSDB) e o ex-deputado Sergio Majeski (de saída do PSDB).

Gandini trocou o Cidadania pelo PSD – com a garantia de disputar a Prefeitura de Vitória, o que não tinha no seu antigo partido – e Majeski decidiu deixar o ninho tucano rumo ao PDT, com a mesma garantia, conforme a coluna noticiou. Os dois decidiram deixar o grupo, entre outras coisas, por falta de espaço no grupo.

Ao comentar com a coluna a iminente saída de Majeski do partido, Vandinho desejou sorte ao ex-deputado, mas também cravou:

“Infelizmente, o projeto dele conflitou com o projeto do Luiz Paulo, que tem o apoio estadual e nacional do partido. Desejo sorte ao amigo Majeski”, disse Vandinho.

Luiz Paulo tem se movimentado pela cidade. Desde que assumiu a presidência do PSDB de Vitória, tem feito reuniões nas comunidades, juntado lideranças políticas e montado o que seria o esboço do seu plano de governo.

Se havia alguma dúvida das intenções do ex-prefeito, numa postagem que fez ontem (11), ele tirou todas, dizendo com todas as letras que é pré-candidato:

“Assumi a presidência do PSDB de Vitória em agosto do ano passado para construir um projeto alternativo para o desenvolvimento da cidade. Meu nome está à disposição para disputar as eleições com uma proposta competitiva! Queremos fazer um debate para uma gestão transformadora, com potencial de promover um novo ciclo de prosperidade para Vitória! Me sinto ainda mais preparado do que nas administrações que fiz entre 1997 e 2004! Acredito que nessas eleições haverá espaço para a racionalidade”, escreveu ele, em sua página do Instagram que, aliás, já está no estilo de campanha eleitoral.

Mesmo antes de assumir a presidência do ninho tucano na Capital – o que era de interesse também de Majeski e acabou gerando um ruído no ninho –, Luiz Paulo já tinha colocado o bloco na rua, saindo na frente dos demais cotados para a disputa.

Na época, embora o PSDB tivesse aberto caminho para o ex-prefeito, Vandinho afirmava que o nome do grupo seria definido mais pra frente e com base em pesquisas, escolhendo assim o que estivesse com melhor pontuação.

Procurado pela coluna, Vandinho disse que foram feitas pesquisas internas – pela Executiva nacional do PSDB, a pedido da estadual – e o ex-prefeito teria aparecido bem posicionado.

Porém, ao que tudo indica, o nome de Luiz Paulo não é consenso. “Estamos trabalhando para ser consenso, a nossa posição é que quem estiver melhor posicionado, dispute. A meu ver, é o caso do Luiz Paulo hoje. Já conversei com todos os atores individualmente e o PSDB da capital tem se reunido sempre. O PSDB municipal tem nosso apoio e aval para discutir o tema. O diálogo vai construir o consenso”.

Além de Majeski, Mazinho dos Anjos (PSDB) se coloca como pré-candidato a prefeito de Vitória e, ao conversar com a coluna De Olho no Poder na semana passada disse que a definição sobre levar à frente sua pré-candidatura sairia no mês que vem. Ele foi procurado na manhã desta sexta-feira (12), mas não retornou aos contatos da coluna.

Como o PSDB é federado com o Cidadania, o consenso a um nome para disputar a Prefeitura de Vitória deve ocorrer nos dois partidos. Questionado se haveria esse consenso, Vandinho disse que tem “conversado bastante” com o ex-prefeito Luciano e com o atual presidente da sigla, Marcos Guerra.

> Quer receber nossas notícias de política 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

 

LEIA TAMBÉM:

Metade da Assembleia deve disputar prefeituras: saiba quem são os cotados

Eles querem voltar: os ex-prefeitos que já se movimentam rumo às eleições de 2024

Luiz Paulo assume o comando do PSDB de Vitória