Metade da Assembleia deve disputar prefeituras: saiba quem são os cotados

Dos 30 deputados estaduais, ao menos 15 são cotados para disputar as eleições municipais deste ano. De Norte a Sul do Estado, os parlamentares já estão se movimentando para enfrentar o teste das urnas em outubro, que vai eleger ou reeleger prefeitos em todo o País.

Alguns já se colocam como pré-candidatos e se articulam politicamente: trocando ou buscando trocar de partidos, tentando compor alianças e mirando a artilharia – principalmente da tribuna da Assembleia – nos adversários.

Outros atuam nos bastidores e falam que só irão decidir e anunciar se serão ou não candidatos entre março e abril. Há também os que estão fazendo muito barulho agora, mas que tendem a desistir ou compor com alguém na reta final.

O pleito mais cobiçado, como já era de se esperar, é o de Vitória. Seis deputados estaduais querem ser prefeitos da Capital do Estado. Alguns fazem parte do mesmo grupo político, o que leva a crer que esse número deve se afunilar.

O atual prefeito, Lorenzo Pazolini (Republicanos) deve tentar a reeleição e há outros nomes correndo por fora também. Na eleição de 2020, 14 candidatos disputaram a Prefeitura da Capital e entre os cotados desse ano alguns já foram até “lançados” por seus respectivos partidos.

Serra também não fica para trás. Há pelo menos três parlamentares cotados para a disputa do maior município do Estado. Lá também o atual prefeito, Sergio Vidigal (PDT), deve disputar a reeleição. E, caso não dispute, deve querer fazer um sucessor do seu partido. Na eleição de 2020, foram nove concorrentes.

Fora da Grande Vitória, Cachoeiro também é bastante cobiçado. O atual prefeito, Victor Coelho (PSB), já está em seu segundo mandato consecutivo, o que significa que vai precisar passar o bastão.

Na Assembleia, ao menos dois deputados estaduais se movimentam para disputar a capital secreta. Um terceiro, que já foi prefeito do município, deve valorizar, a peso de ouro, seu apoio. Foram 12 candidatos na eleição de 2020.

Oficialmente, a campanha eleitoral só estará liberada após as convenções partidárias, quando são definidos os candidatos de cada partido – esse ano ocorrem de 20 de julho a 5 de agosto.

Veja quem são os deputados cotados para disputar prefeituras:

 

VITÓRIA

 

Camila Valadão

Camila Valadão / crédito: Ales

Partido: Psol

Assistente social e deputada de 1º mandato, já foi vereadora de Vitória e teve a pré-candidatura à prefeita de Vitória aprovada no congresso estadual do partido, em setembro do ano passado.

Capitão Assumção

Capitão Assumção / crédito: Lucas S. Costa/Ales

Partido: PL
Militar, está em seu 2º mandato de deputado estadual e já foi deputado federal. Foi lançado como pré-candidato a prefeito de Vitória em julho do ano passado.

Fabrício Gandini

Deputado Fabrício Gandini / crédito: Lucas Costa/Ales

Partido: PSD
Graduado em Direito, cumprindo o 2º mandato de deputado estadual, já foi vereador de Vitória por três mandatos e mudou de partido (do Cidadania para o PSD) com a garantia de disputar o comando da Capital.

João Coser

João Coser / crédito: Lucas Costa/Ales

Partido: PT
Formado em Direito, cumpre o 3º mandato como deputado estadual, já foi deputado federal por dois mandatos e prefeito de Vitória por dois mandatos também. É a aposta do PT para Vitória.

Mazinho dos Anjos

Mazinho dos Anjos deu parecer favorável à PEC / crédito: Ana Salles/Ales

Partido: PSDB
Advogado, está no 1º mandato de deputado estadual e já foi vereador de Vitória. Faz parte de um partido que tem outros nomes na corrida pela Prefeitura de Vitória. Decide em fevereiro se concorre ou não.

Tyago Hoffmann

Tyago Hoffmann na Comissão de Finanças / crédito: Ales

Partido: PSB
Economista, cumpre o 1º mandato na Assembleia e já foi secretário estadual em duas pastas. O partido, que é o mesmo do governador, reforçou sua pré-candidatura em dezembro passado.

 

SERRA

 

Alexandre Xambinho

Alexandre Xambinho

Partido: Podemos
Administrador, está em seu segundo mandato de deputado estadual, após ser eleito duas vezes também vereador da Serra. É aliado do atual prefeito Sergio Vidigal, mas se articula para a disputa.

Vandinho Leite

Vandinho Leite / crédito: Lucas S. Costa/Ales

Partido: PSDB
Administrador, está no 4º mandato consecutivo de deputado estadual, tendo experiência também como secretário de Estado. Embora se articule, vai decidir em abril se disputa ou não.

Pablo Muribeca

Pablo Muribeca

Partido: Republicanos
Formado em Educação Física, está em seu 1º mandato como deputado estadual e em 2020 também tinha sido eleito ao cargo de vereador da Serra. Seu partido confirma sua pré-candidatura.

 

GUARAPARI

 

Zé Preto

Deputado Zé Preto / crédito: Mara Lima/Ales

Partido: PL
Produtor agropecuário, está em seu 1º mandato como deputado estadual e antes foi, por duas vezes, vereador de Guarapari. Busca trocar de partido para poder concorrer nas eleições deste ano.

 

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

 

Allan Ferreira

Allan Ferreira / crédito: Ana Salles-Ales

Partido: Podemos
Formado em Ciências Contábeis, está em seu 1º mandato como deputado estadual após ter sido eleito duas vezes como vereador de Cachoeiro. Agora, tentará a prefeitura.

Bruno Resende

 

Bruno Resende / crédito: Ales

Partido: União Brasil
Médico, cumpre seu 1º mandato como deputado estadual, após ter sido diretor clínico do Hospital Evangélico de Cachoeiro. Tem colocado o nome à disposição para a disputa.

 

LINHARES

Lucas Scaramussa

Lucas Scaramussa / crédito: Lucas Costa/Ales

Partido: Podemos
Advogado, cumpre seu 1º mandato de deputado estadual, tendo experiência na gestão de Linhares por duas passagens como secretário de Meio Ambiente. Diz ter apoio do partido para a disputa.

 

COLATINA

 

Sergio Meneguelli

Sergio Meneguelli / crédito: Ales

Partido: Republicanos
Bacharel em Direito, cumpre seu 1º mandato como deputado estadual e já foi vereador de Colatina por quatro mandatos e prefeito do município, não disputando a reeleição. Define se será ou não candidato em março.

 

ARACRUZ

 

AlcânTaro Filho

Alcântaro Filho / crédito: Lucas Costa/Ales

Partido: Republicanos
Advogado, cumpre o 1º mandato como deputado estadual, após ter sido eleito vereador e presidente da Câmara de Vereadores de Aracruz. Diz ter apoio do partido para a disputa majoritária.

Prefeitura de Vitória é a mais cobiçada

Lista pode crescer

Embora os 15 deputados citados estejam entre aqueles que têm feito articulações para viabilizar o próprio nome na disputa, há aqueles que podem, lá na frente, decidir disputar também.

Um deles é o deputado Adilson Espíndula (PDT) que pode ser candidato a prefeito de Santa Maria de Jetibá, seu reduto eleitoral. Em contato com a coluna, ele disse que deve decidir se disputa ou não o comando de sua terra natal em março.

O deputado Theodorico Ferraço (PP) também é sempre lembrado nas disputas de Cachoeiro, Itapemirim e Marataízes. Não há, ainda, indícios de que ele possa disputar, mas por conta de sua força política no Sul do Estado, deve participar e influenciar o jogo.

Os deputados Dary Pagung (PSB) e Hudson Leal (Republicanos) são também nomes lembrados para as disputas de Baixo Guandu e Vila Velha, respectivamente. Mas também não há sinais, nem em seus partidos, de que possam disputar. Eles foram procurados, mas não retornaram ao contato da coluna.

> Quer receber nossas notícias de política 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

 

LEIA TAMBÉM:

Eles querem voltar: os ex-prefeitos que já se movimentam rumo à eleição de 2024

Já começou a campanha? Disputa na Serra ferve e antecipa debate eleitoral

Luiz Paulo é eleito presidente do PSDB de Vitória e se torna o mais cotado do grupo para disputar prefeitura