“Nésio permanecerá no Governo Federal”, diz Casagrande

O governador Renato Casagrande (PSB), que está em Brasília para acompanhar a posse do ex-ministro da Justiça e ex-PSB Flávio Dino no Supremo Tribunal Federal (STF), disse que o agora ex-secretário de Atenção Primária (APS) do Ministério da Saúde Nésio Fernandes vai permanecer no governo federal.

Na tarde desta quinta-feira (22), o Ministério da Saúde confirmou, com uma nota pública, a exoneração de Nésio do cargo, que será substituído pelo médico da família Felipe Proenço. O ministério negou que a mudança tenha ocorrido devido a pressões internas ou externas – principalmente da Câmara Federal –, mas também não esclareceu qual foi o motivo.

Segundo o governador, Nésio deve continuar no governo Lula. “Nésio permanecerá em alguma função no Governo Federal”, disse Casagrande. A resposta veio após a coluna De Olho no Poder questionar se haveria chance de Nésio voltar ao Estado.

No mandato anterior de Casagrande (2019-2022), Nésio foi secretário estadual da Saúde e comandou a secretaria durante o período crítico da pandemia de Covid-19. Ao ser questionado se fez o convite para Nésio voltar ao Espírito Santo, Casagrande respondeu: “Não. Ele está instalado em Brasília”.

O governador não soube dizer qual cargo o ex-secretário assumirá, mas a coluna apurou que deve ser fora do Ministério da Saúde.

Nésio é filiado ao PCdoB, faz parte do Comitê Central, e seu cargo no Ministério da Saúde era cota partidária. Ele ocupava o segundo cargo de maior relevância do partido no governo federal, atrás apenas da ministra de Ciência e Tecnologia, Luciana Santos.

A APS é a segunda maior secretaria no Ministério da Saúde, responsável por mais de 30 programas no País e com um orçamento maior que o do Espírito Santo, por exemplo. Antes de assumir a secretaria, Nésio fez parte da equipe de transição de Lula.

Nésio e Lula

Já o substituto de Nésio na secretaria é filiado ao PT.

A negociação para a transição de Nésio para um novo cargo estaria ocorrendo diretamente com o presidente Lula e com as lideranças nacionais do PCdoB.

A coluna também apurou que, de ontem para hoje, Nésio, que é médico sanitarista, teria recebido diversas propostas de trabalho, que vão desde assumir secretarias municipais de Saúde até uma missão internacional na Organização Mundial de Saúde (OMS).

A coluna tentou falar com o ex-secretário, mas ele não retornou aos contatos. Ele também está na posse de Dino no STF, assim como a ministra da Saúde, Nísia Trindade.

>> Quer receber nossas notícias de política 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

 

LEIA TAMBÉM:

Saída de Nésio não foi por pressão interna ou externa, diz Ministério da Saúde

Nésio vai comandar na Saúde orçamento maior que o do ES