Deputado deve entregar nesta terça parecer sobre prisão de Assumção

Lucas Scaramussa / crédito: Lucas Costa/Ales

O deputado estadual Lucas Scaramussa (Podemos), que é o relator e o presidente da Comissão Especial da Assembleia criada para analisar a situação do deputado Capitão Assumção, deve apresentar nesta terça-feira (05) o parecer sobre a manutenção ou a revogação da prisão do parlamentar.

Lucas é advogado e disse à coluna De Olho no Poder que desde ontem (04) está debruçado no caso preparando o relatório. Hoje estavam marcadas duas reuniões com os membros da Comissão. Na que deve ocorrer no final do dia, já deve ser entregue o parecer.

“Estou trabalhando desde ontem e hoje será o dia todo. Pretendo concluir até o final do dia de hoje (05) o parecer prévio, que será informado à Comissão Especial em última reunião a ser realizada e, em ato seguinte, à Presidência”, disse o deputado à coluna.

A Comissão Especial, que conta com sete membros titulares e sete suplentes, foi criada na segunda-feira (04), por determinação do presidente da Ales, Marcelo Santos (Podemos), para analisar a situação de Assumção, conforme determinam as Constituições Federal e Estadual.

Um deputado só pode ser preso em flagrante por crime inafiançável, caso contrário, os autos precisam ser remetidos em 24 horas à Assembleia Legislativa, que decidirá, pelo voto da maioria de seus membros, sobre a prisão. Assumção foi preso preventivamente por descumprimento de decisão judicial.

Lucas tem 72 horas para entregar o parecer. Como a Comissão foi instalada ontem, o prazo se encerra na quinta-feira (07), conforme já noticiou a coluna. Segundo o presidente da Ales, a defesa de Assumção abriu mão de fazer sua manifestação por escrito, o que acelera o processo de análise do parecer da Comissão.

Se o parecer for entregue hoje, a votação já pode ocorrer amanhã (06). Questionado sobre a possibilidade da votação ocorrer nesta quarta, Marcelo Santos respondeu: “Tem todo o vento favorável para tal, mas nós temos um prazo de até 72 horas”.

Nos bastidores, os deputados têm pressa de resolverem essa questão. E pelo clima nos corredores da Ales, é grande a chance da decisão ser pela revogação da prisão. O resultado da votação será publicado em forma de resolução e comunicado ao STF.

Manifestação

Deputado Lucas Polese em apoio a Assumção

Ontem, durante a sessão de eleição para preencher a vaga de conselheiro do Tribunal de Contas – em que o secretário da Casa Civil, Davi Diniz, foi eleito –, manifestantes a favor de Assumção lotaram uma das galerias da Casa.

Com faixas e gritos pedindo “Assumção livre”, parte dos manifestantes participou de um culto no gabinete de Assumção que fica na Ales.

Deputados do PL e o senador Magno Malta (PL) estiveram presentes ontem na sessão, cumprimentaram os manifestantes e, após participarem do culto, foram ao QCG da PM visitar o deputado preso.

 

 

>> Quer receber nossas notícias de política 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

 

LEIA TAMBÉM:

Manifestação na galeria da Ales pede soltura de Capitão Assumção

Caso Assumção: Comissão Especial decide em até 72h sobre prisão