PDT sob nova direção, as articulações do PP e mais um vice para Pazolini?

Da Vitória, Piquet e Delmaestro: Piquet tb é cotado para ser vice de Pazolini

Presidente da Câmara de Vitória muda de partido e é cotado para ser vice de Pazolini

O presidente da Câmara de Vitória, Leandro Piquet, trocou o Republicanos pelo PP. Ele assinou ficha de filiação neste domingo (24) e é cotado para ser vice do prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos) na disputa à reeleição.

Isso porque Piquet anunciou, no ato da filiação, e numa postagem em suas redes sociais, que não irá concorrer à reeleição como vereador. “Junto a esta decisão (filiação ao PP), também comunico que não serei candidato à reeleição como vereador em Vitória”.

Outro motivo é que o PP tem se aproximado de Pazolini já faz algum tempo e quer emplacar o vice na chapa à reeleição. O nome do vice, porém, não será definido agora até porque nem o próprio prefeito Pazolini comunicou oficialmente que será candidato à reeleição. Mas, Piquet é uma opção.

“Não está descartada essa hipótese, tudo pode acontecer. Ele não será candidato a vereador”, disse o secretário-geral do PP, Marcos Delmaestro, à coluna De Olho no Poder.

O dirigente contou que já vinha há algum tempo conversando com Piquet e que tudo também foi dialogado com o Republicanos. “Ninguém saiu brigado, não teve rompimento, nada disso. Pra gente é bom, é um quadro técnico, político respeitos. A gente ganhou com a entrada dele no PP”.

Nos bastidores, é comum entre partidos aliados “trocarem” seus filiados para fechar uma melhor composição. Para quem quer formar uma frente ampla de alianças, ter um vice do mesmo partido, formando uma chapa puro-sangue, não é o ideal, como por exemplo Pazolini e Piquet, que até então estavam no mesmo Republicanos.

“Eu ainda sou novo na política. 
Mas, já aprendi que quando a gente caminha com as pessoas certas, constrói pontes junto com essas pessoas, todos podem ir juntos muito mais longe”, escreveu Piquet em seu perfil no Instagram.

Assim como Pazolini, Piquet também é delegado da Polícia Civil e tem reduto eleitoral na Praia do Canto e adjacências – região nobre da Capital. No PP, há outros nomes que também querem o posto de vice, como o empresário Du Kawasaki, já noticiado pela coluna.

***

PP passando o rodo

Da Vitória, Zé Preto e Evair

Quem também se filiou ao PP foi o deputado estadual Zé Preto, que é pré-candidato a prefeito de Guarapari. O deputado se elegeu pelo PL e conseguiu do partido uma carta de liberação para mudar de legenda sem correr o risco de perder o mandato.

Em janeiro, o PP já tinha aberto as portas para o deputado, garantindo legenda para ele disputar em Guarapari. O partido estaria aguardando apenas uma decisão favorável da Justiça para oficializar a filiação.

Em outubro do ano passado, Zé Preto entrou com uma ação de desfiliação por justa causa no TRE alegando que sofria grave discriminação no PL.

Ele é aliado do governador Renato Casagrande (PSB), enquanto que a bancada do PL na Assembleia e o próprio partido atuam na oposição. O deputado disse também, na ação, que o PL não lhe daria legenda para disputar a prefeitura.

Segundo a assessoria do deputado, a Justiça Eleitoral deu decisão favorável ao pedido de desfiliação por justa causa do PL feito pelo deputado. O secretário-geral do PP, Marcos Delmaestro, confirmou que Zé Preto já está filiado ao partido.

***

PP passando o rodo II

Da Vitória e Neto Barros em ato de filiação do ex-prefeito ao PP / crédito: Instagram

Na semana passada, a coluna noticiou que o PP também abrigou o subsecretário de Ciência e Tecnologia do Governo do Estado, Neto Barros, que não conseguiu entrar no Republicanos e pretende disputar a Prefeitura de Baixo Guandu para um terceiro mandato.

A legenda também garantiu apoio ao ex-prefeito para a disputa majoritária.

 

***

Filho de Vidigal assume comando do PDT

Weverson e Eduardo Vidigal

Para se dedicar à pré-candidatura de prefeito da Serra, o secretário Weverson Meireles pediu seu afastamento da presidência estadual do PDT. Weverson foi lançado como sucessor do atual prefeito Sergio Vidigal (PDT) no último dia 16, num grande evento na Serra.

Quem entra no lugar dele é um dos filhos de Vidigal, o advogado Sérgio Eduardo Vidigal, que já era vice-presidente do partido e agora assume o comando. A decisão veio após reunião da Executiva pedetista na última quinta-feira (21).

Eduardo, também conhecido como Dudu, é diretor-presidente do Instituto de Pesos e Medidas do Espírito Santo (Ipem-ES) e sua assunção sinaliza que nada deve mudar na direção do partido. Mesmo sob o comando de Weverson, a principal liderança da legenda sempre foi Vidigal, que continuará dando cartas.

***

Igor Elson reafirma pré-candidatura na Serra

Igor Elson, Bolsonaro e Magno Malta

O vereador da Serra Igor Elson (PL) foi a Brasília na mesma comitiva da filiação do ex-secretário da Segurança Coronel Ramalho e aproveitou para reafirmar sua pré-candidatura a prefeito da Serra com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Num vídeo compartilhado pelo vereador, Bolsonaro deseja “boa sorte” ao correligionário. Segundo Igor Elson, sua pré-candidatura já foi chancelada por Bolsonaro e pelo presidente estadual da legenda, senador Magno Malta.

Nos bastidores, havia um burburinho de que o PL poderia se aliar ao Republicanos e apoiar o deputado estadual Pablo Muribeca (Republicanos) à Prefeitura da Serra, mas Igor disse que sua pré-candidatura está posta. “Vamos virar a chave na Serra, o jogo mudou totalmente com o PL na majoritária”, disse ele à coluna.

***

Mais um candidato

Mauro Luiz, presidente do PMB da Serra

O pastor e líder comunitário Mauro Luiz da Silva também vai disputar a Prefeitura da Serra. Presidente municipal do PMB – Partido da Mulher Brasileira –, ele quer lançar uma chapa puro-sangue para concorrer no maior município do Estado.

Além de atuar como pastor e líder comunitário de Jardim da Serra, Mauro é servidor municipal licenciado e já foi coordenador da Fams – Federação das Associações de Moradores da Serra. Ele está gastando sola de sapato nas comunidades para viabilizar o seu nome. “Já estou visitando os bairros, hoje (25) estive com alguns comerciantes em Feu Rosa”, disse o pré-candidato.

Mauro já foi candidato a prefeito do município, mas nunca exerceu cargo público. Disse que tem como principais bandeiras a valorização do funcionalismo público e a saúde. O cotado para ser seu vice é o pedreiro Marcelo Figueira (PMB).

***

Prefeito de Anchieta indica sucessor

Fabrício Petri e Leo Português

O prefeito de Anchieta, Fabrício Petri (PSB), oficializou seu apoio à pré-candidatura de Leo Português (PSB) para sucedê-lo nas eleições de 2024. Formado em Administração, Leo é secretário de Governo do município.

O sucessor também já foi vereador de Anchieta e, no Executivo, já comandou as pastas de Infraestrutura, Turismo e Segurança.

“Declaro meu apoio ao candidato Leo Português, quero dizer que essa foi uma decisão responsável, muito bem pensada e amadurecida ao longo dos últimos meses. Fizemos estudos e concluímos que Leo Português representa hoje o gestor que vai fazer Anchieta avançar ainda mais. Ele esteve ao meu lado nos momentos mais difíceis de nossa cidade, me ajudou a tomar as decisões que não deixaram Anchieta ir para o fundo do poço”, disse o prefeito.

>> Quer receber nossas notícias de política 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!