STF manda soltar Capitão Assumção

crédito: Lucas S. Costa / Ales

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes concedeu liberdade provisória ao deputado estadual Capitão Assumção (PL). A decisão saiu na noite desta quinta-feira (07), oito dias após ele ter sido preso por descumprimento de decisão judicial e um dia após a Assembleia ter votado pela revogação da prisão.

A informação foi confirmada à coluna De Olho no Poder pelo presidente da Assembleia, Marcelo Santos (Podemos). Assumção, porém, vai continuar usando tornozeleira eletrônica e cumprindo as medidas cautelares impostas em 15 de dezembro de 2022, quando foi alvo de uma operação da Polícia Federal: ele não poderá usar redes sociais e nem sair do País.

Numa sessão especial na manhã de quarta-feira (06), os deputados aprovaram, por 24 votos contra 4, a revogação da prisão preventiva. Ainda ontem, o resultado da votação foi encaminhado para o STF, que confirmou o recebimento.

Bíblia

Assumção estava preso no Quartel de Comando Geral (QCG) da Polícia Militar e assim que souberam da soltura, militantes, deputados, o ex-deputado Carlos Manato e o senador Magno Malta, que preside o PL no Estado, foram para a porta do presídio acompanhar a saída de Assumção.

Por volta das 23h50, com uma Bíblia na mão, Assumção deixou o presídio ao lado do seu advogado, Fernando Dilen. “Deus é bom”, disse o deputado ao ser acolhido pelos apoiadores.

Veja o vídeo do momento da saída de Assumção do presídio:

 

LEIA TAMBÉM:

Qual o impacto da prisão de Assumção nas eleições de Vitória?