Vidigal vai lançar chefe de gabinete à Prefeitura da Serra: sucessor foi definido em novembro

Weverson e Vidigal durante posse como chefe de gabinete: sucessor

Quando o governador Renato Casagrande (PSB) anunciou, no dia 10 de novembro do ano passado, que haveria uma troca de secretários na pasta de Turismo – que sairia o secretário Weverson Meireles para a entrada do jornalista Philipe Lemos –, as razões não estavam muito claras, mas ali foi o primeiro passo para o anúncio que será feito neste sábado (16).

Durante prestação de contas marcada para iniciar às 9h no Cerimonial Porto Belo, em Jardim Limoeiro, o prefeito Sergio Vidigal (PDT) vai anunciar Meireles, que é presidente estadual do PDT, como seu sucessor. Vidigal vai abrir mão de disputar a reeleição, para um quinto mandato à frente do maior município e maior colégio eleitoral do Estado.

O retorno de Meireles para a Prefeitura da Serra, num cargo estratégico como chefe de gabinete de Vidigal, foi para que os dois avançassem com esse projeto. E a justificativa dada ao governo foi exatamente essa: de que o martelo não estava ainda batido, mas havia a forte possibilidade de Meireles ser o sucessor de Vidigal.

Meireles é hoje o braço direito de Vidigal. Às vésperas de completar 33 anos (faz aniversário na próxima segunda-feira), o pedetista acompanha o prefeito há mais de 15 anos, a ponto de Vidigal entregar para ele o comando estadual do PDT – claro que acompanhando de perto.

Do final do ano passado pra cá, de braço dado com Vidigal, Meireles tem ganhado espaço e mais visibilidade nas ordens de serviço e entregas da gestão. E a partir de amanhã terá todos os holofotes voltados para ele. Ele é a aposta do PDT.

Meireles nunca foi candidato a nenhum cargo eletivo, nunca foi testado nas urnas. Mas, engana-se quem acha que o PDT está dando um tiro no escuro. A coluna apurou que o partido tem pesquisa em mãos que mostraria o potencial de crescimento do pupilo, além de alguns fatores que acabaram por embasar a escolha.

No partido, é grande a crença de que Vidigal é um bom transferidor de votos. Como exemplo, sempre são citados os casos de Audifax e Sueli Vidigal, que foram eleitos para cargos distintos, mas com o apoio do veterano. Internamente, o partido acredita que Vidigal vai conseguir transferir seu capital político para Meireles.

Outro ponto é que o dirigente pedetista é jovem e atende a um apelo por renovação política, que sempre encontra eco nas eleições da Serra. O município é comandado por apenas dois nomes (Vidigal e Audifax) há 27 anos e há uma demanda importante por oxigenação e novos players, embora Meireles represente também, até certo ponto, uma continuidade do governo Vidigal.

Meireles também seria um contraponto importante naquele que é visto hoje como principal adversário de Vidigal: o deputado estadual Pablo Muribeca (Republicanos). Jovem também e com um estilo de fazer política chamando pra briga, Muribeca se tornou uma pedra no sapato no Vidigal, a ponto das desavenças entre os dois irem parar na Justiça.

Meireles não tem o mesmo estilo que Muribeca. Pelo contrário, é chamado de “elegante” pelos seus pares no trato com a política, mas também teria o ímpeto necessário para bater de frente se for o caso.

E soma-se a isso o fato de Vidigal já ter dito, em ocasiões anteriores, que não teria a intenção de disputar a reeleição, por motivos pessoais e familiares.

Numa entrevista que deu para a coluna De Olho no Poder, em janeiro, Vidigal fez mistério sobre se concorreria, mas deu sinais de que seguiria o que já tinha se comprometido.

“Eu sempre fui um homem previsível, não sou de dar seta para a direita e entrar para a esquerda, não sou de falar uma coisa de manhã e à tarde esquecer. Tudo aquilo que eu falei, guardem. E, no momento certo, a gente vai falar. Eu me sinto com o dever cumprido na cidade”, disse, na ocasião, ao ser questionado se concorreria.

Porém…

Embora Meireles seja a aposta de Vidigal e também da militância, há no partido também um entendimento: de que o PDT não pode perder o comando da Serra. Por isso, se lá na frente o grupo perceber que corre o risco de ter de entregar o maior município do Estado a um adversário, Vidigal deve ser convocado para enfrentar, mais uma vez, as urnas.

E Meireles já estaria ciente e de acordo com a situação. Não que ele seja apenas um “teste”. Ele terá tempo, recursos, apoio e a presença de Vidigal para se viabilizar e se tornar competitivo para a disputa. Mas se o projeto não ocorrer conforme o desenhado, Meireles dará lugar a Vidigal. “Não queremos perder e falamos isso para os dois”, disse uma liderança pedetista.

A confirmação oficial da candidatura ocorre durante as convenções partidárias (entre julho e agosto), com a ratificação da Justiça Eleitoral. Até lá, pré-candidatos podem ser lançados, moldados, retirados. A foto que vale mesmo é a da convenção.

Porém, o anúncio de amanhã pode ser o indício de um novo ciclo na Serra. Se Vidigal conseguir fazer mesmo seu sucessor, fica livre para pensar em voos maiores, como por exemplo, as eleições estaduais de 2026. Além da vaga de governo, duas vagas para o Senado estarão em jogo.

>> Quer receber nossas notícias de política 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

 

LEIA TAMBÉM:

ENTREVISTA: “Acabou o debate de conteúdo”, diz Vidigal

Vidigal adia para março decisão sobre reeleição