Mais dois nomes na Serra e a federação que não sai do papel em Cariacica

Mauro Luiz (PMB) e Wylson Zon (Novo) querem disputar a Prefeitura da Serra

Além dos cinco nomes que já se apresentaram para disputar a Prefeitura da Serra – Audifax Barcelos (PP), Igor Elson (PL), Pablo Muribeca (Republicanos), Roberto Carlos (PT) e Weverson Meireles (PDT) – outros dois partidos também estão com pré-candidatos para o maior colégio eleitoral do Estado.

O PMB – Partido da Mulher Brasileira – vai para a disputa com o pastor e líder comunitário Mauro Luiz da Silva. Ele preside a legenda na Serra e vai formar uma chapa puro-sangue, sendo que o cotado para ser seu vice é o pedreiro Marcelo Figueira (PMB).

Além de atuar como pastor e líder comunitário de Jardim da Serra, Mauro é servidor municipal licenciado e já foi coordenador da Fams – Federação das Associações de Moradores da Serra. Ele está gastando sola de sapato nas comunidades para viabilizar o nome.

Mauro já foi candidato a prefeito do município, mas nunca exerceu cargo público.

Outro partido que também terá candidatura própria é o Novo. Embora o vereador Igor Elson tenha dito que o Novo caminharia com ele nas eleições, o presidente estadual da legenda, Iuri Aguiar, afirmou que o partido aposta no nome do empresário Wylson Zon.

Segundo Iuri, Wylson é desenvolvedor imobiliário e participa do associativismo empresarial, fomentando o desenvolvimento da Serra.

Ele coordenou o Planejamento Estratégico da Serra 2000/2020, pela Associação dos Empresários da Serra (Ases), foi presidente do Conselho de Segurança do município, participou do Conselho de Turismo e foi diretor da Associação de Moradores de Manguinhos. É sócio do Grupo Macafé, empresa tradicional do setor imobiliário na Serra, onde é conselheiro.

A Serra agora conta, então, com sete pré-candidatos para a disputa, o que não significa que os sete serão candidatos. É durante a convenção partidária que os nomes dos candidatos são chancelados.

***

Federação sai ou não sai?

Nelson Baby, César Lucas e Luiz Gaurink em reunião

A federação formada pelo PT, PV e PCdoB ainda não conta com uma representação formal em Cariacica, o que é necessário para que o grupo formalize as candidaturas majoritária (a prefeito) e proporcionais (vereadores).

Uma primeira reunião entre os presidentes das três legendas no município já foi realizada na semana passada e a próxima será na semana que vem.

Eles precisam definir se irão lançar candidatura própria e de quem será, uma vez que o PT e o PV lançaram nomes para a disputa.

De acordo com Luiz Gaurink, presidente do PT de Cariacica, foi criado o Grupo de Táticas Eleitorais (GTE), com componentes dos três partidos, para definir a chapa de vereadores e a candidatura majoritária. Hoje, estão concorrendo Célia Tavares (PT) e Heliomar Costa (PV) à vaga da federação para prefeito.

Há também a possibilidade da federação optar por não lançar candidatura própria a prefeito e focar na chapa de vereadores. Se esse caminho for seguido, é grande a chance da federação ficar neutra ou apoiar o prefeito Euclério Sampaio (MDB) à reeleição, uma vez que muitos militantes da federação já estão na base do prefeito.

“A prioridade é formar a chapa de vereadores. A majoritária vem depois”, disse o presidente do PV em Cariacica, César Lucas. O PV faz parte da base aliada.

Até o momento há quatro pré-candidatos a prefeito de Cariacica: Euclério, Célia, Heliomar e o pastor Ivan Bastos (PL).

>> Quer receber nossas notícias de política 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

 

LEIA TAMBÉM:

PT e PL vão lançar pré-candidatos a prefeito da Serra

Disputa em Cariacica: só 4 pré-candidatos no jogo até agora