No ES, presidente do Cidadania disse que quer Luciano Rezende na disputa em Vitória

O presidente nacional do Cidadania entre Casagrande e Luciano Rezende: “briga” para ex-prefeito entrar na corrida eleitoral

O presidente nacional do Cidadania, Comte Bittencourt, chegou ao Estado nessa quarta-feira (03) para um encontro com militantes e pré-candidatos do Cidadania no Estado. Embora o partido esteja numa federação com o PSDB que lançou, na última segunda-feira (1º), a pré-candidatura de Luiz Paulo, o dirigente quer o ex-prefeito Luciano Rezende na disputa à Prefeitura de Vitória.

Em entrevista para a coluna De Olho no Poder, Comte elogiou Luciano, disse que ele é um dos melhores quadros do Cidadania no País e colocou o nome do ex-prefeito para jogo.

“A federação tem dois nomes já colocados, um é Luiz Paulo e eu insisto ainda em colocar o nome do Luciano Rezende nesse processo. Claro que é uma decisão pessoal dele, mas Luciano é um dos grandes quadros do partido a nível nacional, foi um grande prefeito da Capital. A federação tem o luxo de ter dois grandes nomes de dois ex-prefeitos que marcaram época em Vitória”, disse Comte.

Segundo ele, o nome de Luciano seria para disputar a cabeça de chapa, como candidato a prefeito, mas a coluna questionou se haveria a possibilidade de uma dobradinha com Luiz Paulo (PSDB) e se os dois poderiam estar juntos na mesma chapa. Isso porque, por estarem juntos na federação, Cidadania e PSDB só podem lançar um candidato a prefeito.

“A política é a arte da conversa e da construção. Estaremos nos próximos três dias fechando a montagem de nominatas no interior e após 6 abril começam esses entendimentos para a montagem da candidatura majoritária com os nomes que estão dispostos e disponíveis. E, é claro, que eu vou insistir muito para que o Luciano entre nessa briga”, disse Comte, avaliando que se sentia na “obrigação” de motivar o ex-prefeito para a disputa.

O dirigente do Cidadania almoçou com o governador Renato Casagrande (PSB), num encontro que contou também com as presenças dos deputados Vandinho Leite – presidente estadual do PSDB e da federação – e de Tyago Hoffmann, pré-candidato a prefeito de Vitória pelo PSB.

Segundo Comte, o governador teria sinalizado a intenção do PSB de estar numa frente e construir unidade em torno de um único nome na Capital. “Ele sinalizou o desejo do PSB de estar nessa frente democrática aqui em Vitória, junto com a federação PSDB-Cidadania e outros partidos”.

Já tem algum tempo que lideranças da federação, do PSB e do PSD – com o pré-candidato a prefeito Fabrício Gandini – se reúnem para discutir o cenário de Vitória. Havia, entre eles, o entendimento de caminharem juntos, unidos em torno de uma candidatura, a ser definida mais para frente, e contar com apoio dos demais nomes.

Porém, não há uma definição de quem abriria mão da disputa para a construção de um bloco com um único nome disputando. “É bom ter uma frente dessa com três bons nomes”, disse Comte.

“Não decidi ainda”

Luciano Rezende / crédito: arquivo pessoal

Luciano estava ao lado de Comte quando o presidente nacional “alçou” seu nome para disputa. Questionado pela coluna se estaria disposto a concorrer, Luciano afirmou que ainda não se decidiu.

“Não é uma decisão que tomei ainda, o Comte sabe disso. Mas eu fico muito feliz, muito honrado com o apoio dele e do próprio governador. Existe um desejo de construir uma candidatura. Hoje tem o nome do Tyago Hoffmann, do Luiz Paulo, existem outros candidatos na federação com capacidade e isso vai ser definido lá pra frente”.

Questionado se descartaria uma dobradinha com Luiz Paulo, numa chapa formada por dois ex-prefeitos, Luciano respondeu: “Não, política não tem que descartar nada antes de registrar em cartório. Mas eu não tomei minha decisão ainda”.

Luciano Rezende assumiu o comando estadual do Cidadania após a saída do deputado Fabrício Gandini da legenda e a vacância do então presidente interino Marcos Guerra. Segundo Comte, a federação vai ter chapa de vereadores em pelo menos 70 municípios.

Vinícius Simões vai para o PSB

Vinícius Simões na Câmara de Vitória

Numa nota divulgada à imprensa, o vereador de Vitória Vinícius Simões anunciou que deixou o Cidadania, após 17 anos de filiação. Simões era uma das principais lideranças do partido em Vitória e um dos mais ferrenhos opositores ao prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos) na Câmara de Vereadores da Capital.

O vereador vai para o PSB, partido do governador, e tentará a reeleição. Na nota, ele agradeceu o Cidadania e rasgou elogios a Luciano e a Gandini – que hoje está no PSD. “Não queria que este ciclo acabasse, mas a vida e as circunstâncias não me deram outra saída a não ser buscar sobrevivência para transformar a vida das pessoas”.

Questionado sobre o motivo de ter saído do Cidadania e escolhido o PSB, Simões respondeu: “Cumpri minha missão com o Cidadania, será para sempre o partido do meu coração. Preciso iniciar um novo ciclo. Vejo no PSB, principalmente na figura do governador, um partido equilibrado, focado no interesse público, determinado em melhorar a vida dos capixabas. Vou para o PSB não apenas para disputar uma eleição, mas para continuar transformando e protegendo os moradores da nossa cidade de Vitória”.

Luciano desejou sucesso ao agora ex-correligionário: “O período das janelas tem esse objetivo: reacomodação partidária. Procuro respeitar todas decisões e seguir focado exclusivamente em quem entrou e quem permaneceu no partido. Desejo sucesso ao Vinícius”.

> Quer receber nossas notícias de política 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

 

LEIA TAMBÉM:

Troca-troca partidário e as articulações na última semana de filiação