Presidente do PSDB vem ao ES para lançar pré-candidato em Vitória e resolver pepino em Vila Velha

Marconi Perillo é presidente nacional do PSDB / crédito: Kiko Scartezini

O presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, chega ao Estado nessa segunda-feira (1º) para o lançamento da pré-candidatura de Luiz Paulo Vellozo Lucas à Prefeitura de Vitória. O ex-prefeito, que já esteve por duas vezes à frente do comando da Capital, já tem feito movimentos como pré-candidato e já foi chancelado pela Executiva estadual do partido.

Luiz Paulo já definiu até os eixos em que quer pautar o debate sobre a Capital. “Vamos debater o futuro da cidade e apresentar propostas concretas e factíveis para uma gestão transformadora, para impulsionar o desenvolvimento de Vitória, baseada em cinco grandes eixos iniciais: a recuperação do Centro Histórico, o Waterfront pegando do Cais das Artes ao Porto de Vitória, Mobilidade Urbana, Saúde e o Projeto Terra Verde, que é a retomada do Projeto Terra”, disse o pré-candidato, por meio de sua assessoria.

Luiz Paulo é pré-candidato a prefeito de Vitória

Porém, não é só para dar a benção a Luiz Paulo que Perillo vem ao Estado. Ele chega em meio a uma confusão que se formou no ninho tucano após ele mesmo assinar, na semana passada, uma intervenção federal no diretório de Vila Velha.

Perillo destituiu do poder o grupo ligado ao presidente estadual da legenda, Vandinho Leite, e o substituiu pelo grupo ligado ao ex-prefeito canela-verde Max Filho. Vandinho e Max estão rompidos e já não se entendem internamente no partido há muito tempo.

O grupo de Max estava à frente do diretório até agosto do ano passado, quando os membros da Comissão Provisória renunciaram e desistiram de participar da convenção, que tinha duas chapas protocoladas (uma ligada a Vandinho e outra a Max) e elegeria um novo comando para o partido. Assim, o grupo de Vandinho assumiu o comando da legenda.

Max vinha acusando Vandinho de interferir nos diretórios municipais e que em Vila Velha já teria definido que o partido apoiaria a candidatura à reeleição do prefeito Arnaldinho Borgo (Podemos) – de quem Max é adversário. Nos bastidores, Max Filho estaria se movimentando para também disputar a Prefeitura de Vila Velha.

Na resolução que tirou o comando de Vila Velha das mãos de Vandinho, o presidente nacional determina a suspensão das atribuições do diretório por 180 dias; a instauração de um processo e a intimação dos dois lados para apresentar defesa e ainda designa uma comissão interventora sob a presidência de Mauricio Luiz Gorza (veja Resolução PSDB VV completa aqui).

Além de ser do mesmo grupo político de Max Filho, Gorza é também agora o pré-candidato a prefeito de Vila Velha pelo PSDB.

Para basear sua decisão, Perillo cita a presença de “fortes evidências de irregularidades” no que diz respeito à forma como o grupo de Vandinho assumiu o comando do partido em Vila Velha.

“Vamos judicializar”

A intervenção não foi bem digerida pela Executiva estadual e, durante o feriado da Semana Santa, o deputado estadual Mazinho dos Anjos – que faz parte da Executiva estadual do PSDB e tem uma rixa antiga com a família Max Mauro – divulgou uma nota repudiando a intervenção nacional.

“Como deputado estadual e membro do Diretório Estadual do PSDB, venho repudiar a interferência indevida da Executiva Nacional nos assuntos conduzidos pela Executiva Estadual, ao promover intervenção no diretório municipal de Vila Velha, desrespeitando a liderança partidária do Espírito Santo”, escreveu Mazinho.

Na nota, ele diz ainda que a Executiva estadual não ficaria inerte diante da intervenção. Questionado hoje (1º) pela coluna, Mazinho disse que a Executiva estadual vai judicializar a questão.

Nota de repúdio contra intervenção em Vila Velha

“A princípio, vamos judicializar. De acordo com o estatuto do partido, a Nacional não pode intervir na Municipal diretamente. Só pode intervir na Estadual, e a Estadual na Municipal”, explicou Mazinho, que também é advogado.

Mazinho disse que essa situação será debatida com o presidente nacional hoje, durante sua visita ao Estado. Max Filho também quer se encontrar com o dirigente nacional. “Vou lá mais tarde dar um abraço nele e no Luiz Paulo”, disse à coluna, referindo-se ao evento de lançamento de Luiz Paulo.

Max ameaçou deixar o partido

Max Filho x Vandinho Leite: divergências

Foi Max Filho quem provocou a Executiva nacional para que tomasse uma atitude com relação a Vila Velha. Ele disse à coluna que a intervenção foi para “estancar a perda de quadros no partido”.

“A Nacional está vendo a situação do Espírito Santo e essa é uma tentativa de estancar a perda de tantos quadros do partido. Perdemos o Ricardo Ferraço, o César Colnago, o Sergio Majeski, o Anderson Salvador e iriam me perder também. Eu estava de saída do partido, mas os companheiros de Vila Velha me convenceram que havia uma chance de levar o caso à Nacional”, disse Max à coluna.

Ele disse que não tem intenção de acirrar a crise interna em que já se encontra o ninho, mas que o PSDB espera ter candidatura própria em Vila Velha. Questionado se, lá na frente, o nome de Gorza poderia ser substituído pelo seu, Max desconversou e não respondeu se descarta totalmente ser mais uma vez candidato.

“Eu atuo com lealdade aos companheiros. Maurício é pré-candidato, ele está indo bem, tenho caminhado muito com ele. Até então, ele não poderia nem ser pré-candidato, porque o partido estava entregue à atual gestão, por conta da famigerada geopolítica”, afirmou.

Sobre a nota de repúdio de Mazinho, ironizou: “Intervenção nos olhos dos outros é refresco”, disse Max referindo-se a um outro momento em que a Executiva estadual, sob o comando do ex-vice-governador César Colnago fez uma intervenção no diretório de Vila Velha.

>> Quer receber nossas notícias de política 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

 

LEIA TAMBÉM:

Grupo ligado a Max Filho renuncia ao comando do PSDB de Vila Velha

CRISE NO NINHO: Max Filho diz que PSDB perdeu o rumo e Vandinho rebate

Dos Anjos x Família Max: a rixa política que atravessa gerações