Troca-troca partidário e as articulações na última semana de filiação

Bruno Lorenzutti, Ricardo Ferraço e Arnaldinho Borgo

Presidente da Câmara de Vila Velha se filia ao MDB

O presidente da Câmara de Vila Velha, Bruno Lorenzutti, se filiou nesta terça-feira (02) ao MDB. Ele deixou o Podemos, partido pelo qual se elegeu em 2020 e que também é a legenda do prefeito do município, Arnaldinho Borgo.

Lorenzutti é um dos nomes cotados para ser vice de Arnaldinho e um dos motivos da mudança seria exatamente esse: estar num outro partido da base aliada do prefeito para formar uma possível composição lá na frente.

O vereador disse que não é candidato à reeleição na Câmara e que escolheu o MDB por conta da costura já feita com o prefeito. Sua filiação contou com o endosso do vice-governador, Ricardo Ferraço, que preside o MDB no Estado.

“Eu tive convite de alguns partidos, optei pelo MDB porque é um partido que tem compromisso com a reeleição do prefeito, e por isso achei que seria mais adequado. Eu me filiei e também os pré-candidatos a vereador na chapa, com projeção de fazer dois vereadores. Não sou candidato a vereador, estamos no MDB para uma possível composição com o prefeito”, disse Lorenzutti que também afirmou que a prioridade é a reeleição de Arnaldinho.

A questão é que o presidente da Câmara não é o único de olho nessa vaga. O PSB, partido do governador, também quer emplacar o vice na chapa e já teria até um cotado: o secretário de Planejamento do município, Carlos Aurélio Linhalis, o Cael, que tem mais de 30 anos de PSB.

Vice, porém, é o último posto a ser definido. Ou, pelo menos, anunciado.

***

Empresário que queria ser vice de Pazolini muda de partido e será candidato a prefeito

Tião Monteiro, Tibé e Kawasaki

O empresário Eduardo Spadetto, mais conhecido como Du Kawasaki, se filiou ao Avante e é o pré-candidato a prefeito de Vitória da sigla. O empresário estava no PP e se articulava para viabilizar o próprio nome para compor chapa com o prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos) na disputa à reeleição.

Questionado sobre o motivo da mudança, Du se esquivou, mas sinalizou que encontrou espaço no Avante, onde também é agora presidente do diretório da Capital.

“Sou pré-candidato a prefeito de Vitória. Não existe pré-candidato a vice. Sou presidente do Avante em Vitória. Vou compor com outro partido para buscar um vice para minha candidatura. Mas, estou aberto a coligações e composições com todos os partidos”, disse Du.

O empresário chegou a se encontrar com Pazolini, em seu gabinete, para tratar de suas intenções de formar uma dobradinha, mas outros cotados dentro do PP apareceram – como o presidente da Câmara de Vitória, Leandro Piquet – o que pode ter minado o espaço de Du.

“No Avante abre-se uma nova possibilidade, inclusive com outros partidos e parceiros. É sólida a nossa pré-candidatura para tornar Vitória ainda melhor”, disse o empresário à coluna.

***

Sob nova direção

O Avante, que estava inativado desde a saída do presidente estadual, o empresário Marcel Carone, em dezembro de 2022, agora está sob o comando do ex-deputado federal Jorge Silva.

Dr. Jorge, como é mais conhecido, assumiu o comando do partido após costura com o presidente nacional da legenda, Luís Tibé, e em Brasília já foi acertada a pré-candidatura própria a prefeito de Vitória do empresário Du Kawasaki, segundo informou o novo secretário-geral da legenda, Tião Monteiro.

***

Corregedor da Câmara de Vitória se filia ao Novo

O corregedor-geral da Câmara de Vitória, vereador Leonardo Monjardim, se filiou ao Novo para disputar a reeleição nesse ano. Ele deixou o Patriota, partido pelo qual foi eleito 1º suplente em 2020. Monjardim é o primeiro mandatário do partido no Estado.

Monjardim assumiu cadeira na Câmara no final de 2022, no lugar de Gilvan da Federal, que foi eleito deputado federal e também teve o mandato de vereador cassado por infidelidade partidária.

***

Falando no Novo…

O partido Novo faz hoje (02), às 18h, um grande evento de filiações e apresentação do partido para o eleitorado de Cachoeiro de Itapemirim. Além da previsão de novas entradas na sigla, o evento vai arrecadar cestas básicas para doação às famílias que foram vítimas da destruição causada pela chuva no Sul do Estado.

De acordo com o presidente estadual do Novo, Iuri Aguiar, estão previstas cerca de 50 filiações. Em Cachoeiro já funciona uma Comissão Provisória do partido desde novembro e agora o partido cogita lançar candidato a prefeito ou a vice na Capital Secreta.

No Estado, o Novo já definiu as pré-candidaturas a prefeito em Colatina, com Vinicius Bragatto; São Gabriel da Palha, com Dayson Marcelo; e em Ibatiba, com Júnior da Pague Fácil. Na Serra, o partido ainda está debatendo.

***

Esse cara sou eu!

Maurício Gorza

Em meio às especulações de que sua pré-candidatura a prefeito de Vila Velha seria apenas um balão de ensaio para apenas reservar o espaço para o ex-prefeito Max Filho (PSDB), o agora presidente do ninho tucano canela-verde, Maurício Gorza, rebateu:

“O candidato do PSDB a prefeito de Vila Velha é Maurício Gorza, com o pleno e total apoio, incentivo, estímulo e participação de Max Filho”, respondeu o presidente à coluna.

Max também foi questionado, confirmou que Gorza é o pré-candidato, mas não descartou totalmente a possibilidade de, lá na frente, as coisas mudarem e ele assumir o jogo, principalmente agora que o PSDB nacional entregou o ninho de Vila Velha em suas asas, ou melhor, mãos.

> Quer receber nossas notícias de política 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

 

LEIA TAMBÉM:

PSDB recua e não vai mais à Justiça contra intervenção em Vila Velha