Cena do documentário “Covid no Brasil: Memórias da Resistência Capixaba” (foto: reprodução)
Cena do documentário “Covid no Brasil: Memórias da Resistência Capixaba” (foto: reprodução)

Estreia neste sábado (25), na TVE, o documentário “Covid no Brasil: memórias da resistência capixaba”, que retrata o enfrentamento da pandemia em solo capixaba.

Com direção e roteiro do jornalista Filipe Chicarino e pesquisa e consultoria técnica do médico e ex-secretário estadual da Saúde Nésio Fernandes, o documentário reuniu, durante oito meses, entrevistas com quem fez parte da linha de frente no combate à maior tragédia sanitária da história recente.

Enfermeiros, médicos, fisioterapeutas, jornalistas, gestores, sobreviventes e familiares de vítimas da Covid-19, entre outros, relataram sobre a angústia, a tristeza e o medo em lidar com uma doença até então desconhecida, mas que já deixava um rastro doloroso pelo mundo.

“O enfrentamento à COVID-19 foi um dos maiores desafios vividos pela sociedade capixaba. Exibir esse documentário em TV aberta é um ato de democratização da memória histórica da pandemia. O relato de pacientes, familiares, trabalhadores e gestores que viveram aquele período é fundamental, não apenas como aprendizado coletivo, mas também como homenagem e respeito à memória dos que perdemos”, disse Nésio.

O documentário traz bastidores inéditos da condução do plano de trabalho no Espírito Santo, a tomada de decisões e a divergência com o governo federal comandado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Chicarino entrevista Valéria Valim, médica reumatologista, coordenadora dos projetos “Viana
Vacinada” e “Curumim” (foto: divulgação)

O governador Renato Casagrande (PSB) participa do filme e fala do desafio de ter que tomar decisões difíceis e impopulares, como a não construção de hospitais de campanha, a abertura de vagas em hospitais para pacientes de outros estados e a decisão de fechar o comércio. “Em época de guerra, não se pode ficar preocupado com prestígio político”, disse o governador.

Como em boa parte do mundo, no Espírito Santo, a pandemia de Covid-19 chegou acompanhada de uma “epidemia de desinformação” e polarização política, o que também é abordado no documentário de 57 minutos de duração.

O filme foi produzido pela Organização Colibri para o Desenvolvimento da Saúde Única e será exibido hoje às 18h30, no próximo sábado (1º) às 18h30 e no dia 7 de novembro às 22 horas, na TVE – canal de TV aberta e no Youtube.

LEIA TAMBÉM:

STF impõe regras mais rígidas para emendas parlamentares

Ciciliotti: consulta à sociedade e compromisso de não disputar a reeleição

Fabiana Tostes

Jornalista graduada pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e acompanha os bastidores da política capixaba desde 2011.

Jornalista graduada pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e acompanha os bastidores da política capixaba desde 2011.