Política

Comissão rejeita lista fechada para eleição de vereadores em cidades pequenas

Comissão rejeita lista fechada para eleição de vereadores em cidades pequenas Comissão rejeita lista fechada para eleição de vereadores em cidades pequenas Comissão rejeita lista fechada para eleição de vereadores em cidades pequenas Comissão rejeita lista fechada para eleição de vereadores em cidades pequenas

Brasília – A comissão especial da reforma política da Câmara rejeitou trecho do relatório do deputado Vicente Cândido (PT-SP) que trata da eleição de vereadores em cidades pequenas, com menos de 200 mil eleitores. O texto-base aprovado sugeria que a votação para Câmaras Municipais se desse de duas maneiras distintas, a partir de 2022.

Os municípios com mais de 200 mil votantes, onde ocorre segundo turno para prefeito, adotariam o sistema distrital misto (metade das vagas para os mais votados em distritos preestabelecidos pela Justiça Eleitoral e a outra, de lista fechada dos partidos). Nas localidades sem segundo turno, todos seriam eleitos para as Câmaras no formato de lista fechada.

Cândido defendia a votação em lista preordenada pelas siglas, com votos em legenda e não mais nos candidatos. Esse é o modelo ideal para o PT. Mas a comissão especial da reforma política na Câmara derrubou a possibilidade. Todos os vereadores, então, serão eleitos pelo sistema distrital misto, de acordo com o texto que deve sair da comissão.

A votação deste destaque, apresentado pelo PMDB, demorou por falta de quórum. Os deputados começaram a abandonar a comissão especial da reforma política, e o PT entrou em obstrução, ao pedir a verificação de presença.