
Democracia em formaçãoTrês décadas são muito tempo na vida de uma pessoa, mas, na perspectiva de uma Nação com pouco mais de 500 anos de existência, não representam quase nada – aliás, meio século de existência já não é muito tempo na perspectiva de culturas milenares, como a árabe e a chinesa, por exemplo. Somos um povo juveníssimo, com uma Carta Magna ainda bebê engatinhando pela República afora.Democracia em formação IIPara que esse “novo ser” possa se desenvolver, apoiar-se firme nos próprios pés, crescer e se tornar forte a ponto de se inocular das “viroses” e “bactérias” que atacam sua “imunidade”, é necessário que as instituições que defendem o Estado Democrático de Direito garantido na Constituição não se apequenem diante dos arroubos autoritários que pairam no ar.HomenagemEm todo o país, foram feitas homenagens para os 30 anos da Constituição do Brasil. Na mais importante delas – em Brasília, no Senado Federal, com a presença do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) -, uma das instituições que resguardam a recém-nascida democracia tupiniquim, a imprensa, acabou de “fora do baile”, quer dizer, “bailou” ao não ter garantido acesso ao plenário do Congresso Nacional – e fez a cobertura jornalística do salão de acesso. Não é apenas sobre ter ou não democracia, é também sobre a qualidade dela.Homenagem IIÉ inegável a importância de se valorizar a conquista – na verdade, as muitas conquistas – obtida(s) com a Constituição de 1988, que completou 30 anos de existência na última segunda-feira. Assim como de nos mantermos, a todos, diligentes para que não haja retrocessos na República. E faço o registro de uma das homenagens, do vereador Mário João (MDB), de Itaguaçu, que requereu a realização de uma sessão solene para comemorar a redemocratização. Mário João destaca a garantia de direitos fundamentais em saúde, educação e moradia, no sistema de previdência social e, ainda, com a legitimidade aos direitos civis e políticos.Sinal de TV
A convite do prefeito de Santa Leopoldina, Valdemar Luiz Horbelt Coutinho, o Vavá Coutinho, o diretor da Rede Vitória, Fernando Machado, esteve no município da região serrana. Na agenda, o interesse de ofertar à comunidade local o sinal gratuito e digital da TV Aberta. A previsão é que a transmissão digital comece no primeiro semestre de 2019.
O técnico da Rede Vitória, Ruziano, o diretor Fernando Machado, o prefeito Vavá Coutinho e o coordenador de Planejamento Alberto Gavini. Foto: Divulgação.
Dentistas à noite
A Prefeitura de Vila Velha estendeu o horário do serviço de odontologia para às 21h em mais unidades de saúde do município. Além do Ibes e de Terra Vermelha, agora as US’s de Vila Nova e Prainha também têm dentistas à noite. No ano que vem é a vez de Araçás e Coqueiral de Itaparica.
Premiação
A Federação das Apaes do Estado do Espírito Santo (Feapaes/ES) realizou nesta terça-feira a entrega do Prêmio Maria Luiza Dadalto, que reconhece instituições, empresas e personalidades que apoiam a causa das pessoas com deficiência intelectual. Foi a 5ª edição do prêmio, que ocorreu no Palácio Anchieta, em Vitória. Os homenageados foram Maria Amélia Vampré Xavier, falecida recentemente, precursora do movimento Apaeano do Brasil, e o Conselho Regional de Administração (CRA/ES), tradicional parceiro das ações e projetos da Feapaes. A Federação existe no ES desde 1992, e reúne 42 Apaes em 40 municípios capixabas.
O governador Paulo Hartung e o presidente da Feapaes/ES, Vanderson Pedruzzi, entregam as homenagens. Foto: Leonardo Duarte/Secom.
Drones no combate ao crime
Tramita na Câmara de Vereadores de Vila Velha projeto do vereador Anadelso Pereira (DC), que regulamenta o uso de drones no monitoramento da segurança pública feito pela Guarda Civil Municipal.O PL 6.270/18 autoriza a Prefeitura a utilizar os equipamentos nas ações de prevenção e combate ao crime, e permite que os drones sejam adquiridos via convênios e PPP’s.

