Giro Político

Controlador exonerado, política canela-verde em pauta e Pazolini no interior

Após notificação do MPES, Câmara de Santa Teresa exonera controlador-geral. E mais: prefeito e oposição com Marcelo Santos e Pazolini fecha semana no interior

Leitura: 7 Minutos
Câmara de Santa Teresa (foto: Elan Costa/CMST)
Câmara de Santa Teresa (foto: Elan Costa/CMST)

Após notificação do MPES, Câmara de Santa Teresa exonera controlador-geral

A Câmara de Santa Teresa exonerou o controlador-geral da Casa, Thiago Vicente Roldi, após o Legislativo ser notificado pelo Ministério Público Estadual (MPES). A exoneração foi publicada por meio da Portaria 044/2025, na última quarta-feira (02) e é assinada pelo presidente da Casa, Professor Giovane Prando (PSDB).

A Promotoria de Justiça de Santa Teresa deu 30 dias para que o presidente da Câmara procedesse com a exoneração, sob pena de responder a uma ação civil pública, conforme noticiado pela coluna.

Além de exonerar o servidor, a notificação recomendou que o posto de controlador-geral, no modelo de cargo comissionado, fosse extinto e criado – por meio de lei específica – o cargo efetivo de controlador-geral, a ser preenchido por meio de concurso público.

A recomendação é assinada pelo promotor Luciano Barreto. Ele cita que a ocupação do cargo de controlador-geral via nomeação de cargo comissionado viola a Constituição Federal e o entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o tema, uma vez que seria “inconstitucional a nomeação de servidor para o cargo de provimento em comissão para exercer as funções de controlador”.

Além do mais, o ocupante – Thiago Roldi – é ex-vereador do município, tem atividade político-partidária e está apto, inclusive, para assumir o cargo de vereador, caso seja convocado. Isso violaria o artigo 11 da Lei Municipal 2.415/2013, que diz que “é vedado aos servidores com função nas atividades de Controle Interno exercer: I – Atividade político-partidária”.

Lugar vago

Professor Giovane confirmou a publicação da exoneração e disse que ainda não tinha um nome para substituir Thiago. Ele também foi questionado pela coluna sobre a criação da lei e a realização de um concurso público.

“Está previsto em nosso Plano Estratégico (2025-2026) uma reforma administrativa e a realização de concurso”, respondeu o presidente, sem estipular uma data.

Em entrevista anterior, Giovane tinha defendido a permanência do controlador, afirmando que ele tinha desenvolvido um “trabalho excelente”, principalmente na área de transparência da Câmara.

Ele chegou a tentar um prazo maior com o Ministério Público, afirmando que precisaria de mais tempo para revogar uma lei, criar outra e realizar o concurso. Mas a Promotoria de Justiça deu o prazo até o final do mês passado.

Questionado se a Câmara foi alvo de alguma sanção, o promotor de Justiça disse que não. “Não há necessidade de se aplicar nenhuma sanção, considerando que a exoneração ocorreu dentro do prazo previsto na recomendação”.

***

Prefeito e oposição no gabinete de Marcelo

A política de Vila Velha está dando o que falar. Pelo menos no gabinete do presidente da Assembleia, Marcelo Santos (União), que na quarta-feira (02) recebeu o vereador Rafael Primo (PT) e nesta sexta-feira (04), o prefeito Arnaldinho Borgo (sem partido).

Primo é um dos principais nomes de oposição ao prefeito na Câmara de Vila Velha, inclusive andou bravo nos últimos dias por ter todas as suas emendas, à LDO do município, reprovadas pelo prefeito. Questionado sobre a pauta do encontro com Marcelo, o vereador disse:

“Foi uma visita de entendimento sobre a política de Vila Velha e do Espírito Santo. Marcelo Santos é um político importante e quero consultá-lo antes de tomar algumas decisões. Foi muitíssimo boa a conversa, e logo teremos outras”.

Já Arnaldinho acabou de voltar de São Paulo, onde se reuniu com a cúpula nacional do Partido Novo. O prefeito tenta viabilizar o nome para a disputa ao governo do Estado, mas precisa, primeiro, encontrar um abrigo partidário.

Nessa disputa, Marcelo Santos está em outro palanque: ele declarou apoio ao vice-governador Ricardo Ferraço (MDB) e tem sido um dos principais promotores da pré-candidatura de Ricardo ao Palácio Anchieta.

***

Pazolini fecha a semana no interior

Ao lado do deputado federal Evair de Melo (PP) e do presidente estadual do Republicanos, Erick Musso, o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), esteve nesta sexta-feira (04) em Jaguaré, Nova Venécia e termina o dia em São Roque do Canaã.

Segundo Evair, que foi quem montou o roteiro, em Jaguaré eles participaram de um encontro com dirigentes sindicais, lideranças e produtores rurais e também da Festa do Café. Já em Nova Venécia, visitaram a Feira da Natter Coop – Cooperativa Agropecuária Centro Serrana. E seguem para acompanhar, mais a noite, a Festa do Peão, em São Roque.

Pazolini é pré-candidato ao governo e tem rodado o Estado em busca de apoios e de viabilizar o próprio nome à disputa no ano que vem.

***

Dia das rezadeiras e benzedeiras em Vitória

A Câmara de Vitória aprovou projeto de lei que institui o “Dia Municipal das Rezadeiras e Benzedeiras”, a ser celebrado anualmente em 27 de julho.

O vereador Professor Jocelino (PT) é o autor do projeto que reconhece, oficialmente, o “papel dessas mulheres como guardiãs de saberes populares e agentes fundamentais da cultura e da espiritualidade nas comunidades capixabas”.

O projeto agora segue para o crivo da Prefeitura de Vitória que pode sancioná-lo ou vetá-lo.

***

Tratamento de esgoto nas montanhas

O deputado estadual Fabrício Gandini (PSD), que é presidente da Comissão de Proteção ao Meio Ambiente da Assembleia, realizou uma audiência pública em Alto Caxixe, Venda Nova do Imigrante, na última quarta-feira (02), para cobrar da Cesan o início das obras de tratamento de esgoto na região.

Pleito antigo, as obras de saneamento vão beneficiar cerca de três mil moradores das comunidades de Campo Verde, Portal do Lazer e Vila Dordenoni.

Durante a audiência, que contou com a participação do vereador Yuri Uliana (PSD), a Cesan teria se comprometido a concluir a obra – que inclui 11 km de rede e uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), a ser executada pela GS Inima – até 2027.

LEIA TAMBÉM:

NOVO abre as portas para Arnaldinho e garante legenda para a disputa ao governo do ES

Marcelo Santos sobe o tom contra secretários: “Não confundam suas pastas com comitês”

Fabiana Tostes

Jornalista graduada pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e acompanha os bastidores da política capixaba desde 2011.

Jornalista graduada pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e acompanha os bastidores da política capixaba desde 2011.