Política

CPI da Covid abre sessão em que será ouvida Emanuela Medrades, da Precisa

CPI da Covid abre sessão em que será ouvida Emanuela Medrades, da Precisa CPI da Covid abre sessão em que será ouvida Emanuela Medrades, da Precisa CPI da Covid abre sessão em que será ouvida Emanuela Medrades, da Precisa CPI da Covid abre sessão em que será ouvida Emanuela Medrades, da Precisa

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid iniciou por volta das 10h30 a sessão para coletar o depoimento da diretora da Precisa Medicamentos Emanuela Medrades. O Supremo Tribunal Federal (STF) garantiu o direito de ela ficar em silêncio na comissão, o que provoca dúvidas sobre o avanço da sessão desta terça-feira. A Precisa intermediou a compra da vacina indiana Covaxin pelo Ministério da Saúde. O contrato é alvo de investigação da CPI, que suspeita de um esquema de corrupção no governo do presidente Jair Bolsonaro.

“Falcatruas e mais falcatruas que estão sendo descobertas e não só no governo federal, mas também no Distrito Federal. Onde a Global e a Precisa colocaram a mão, está claro para os brasileiros que houve coisas erradas”, disse o presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-AM), antes do início da sessão, se referindo às empresas de Francisco Maximiano, alvo da investigação.

O relator da CPI, Renan Calheiros (MDB-AL), afirmou que o habeas corpus do STF permite o silêncio apenas para questões que podem incriminar a depoente, o que permitiria Emanuela responder a algumas perguntas. Conforme Omar Aziz, a diretora da Precisa fez um media training, “perdeu a cabeça várias vezes” e por isso foi aconselhada por advogados a não responder.