Crise aumenta no PSDB, vereador afia o discurso na oposição e Gilvan de volta à Câmara de Vitória

Mazinho vai para o enfrentamento e rebate novo secretário-geral do PSDB

O deputado estadual Mazinho dos Anjos, que está de saída do PSDB, reagiu ao comunicado que o novo secretário-geral do partido, Sérgio de Freitas, encaminhou ontem (10) aos vereadores, o que fez aprofundar a crise pela qual passa o partido.

Conforme mostrou a coluna De Olho no Poder, os vereadores receberam um “alerta”, via WhatsApp, de que podem perder o mandato caso se desfiliem do PSDB. Em entrevista à coluna, o secretário enfatizou que o partido tem o direito de requerer na Justiça o mandato e que ninguém será poupado.

“É profundamente lamentável ver o PSDB do Espírito Santo, um partido que historicamente sempre se apresentou como defensor da democracia, da liberdade partidária e do diálogo político, recorrer agora a práticas de intimidação contra seus próprios vereadores”, diz trecho da nota pública divulgada por Mazinho.

“Ameaçar mandatários que pretendem seguir outro caminho é trair a essência que construiu a identidade do PSDB ao longo das últimas décadas. Divergências políticas se enfrentam com conversa, com respeito e com maturidade – nunca com cartas ameaçadoras ou tentativas de coerção”, afirmou.

Mazinho já comunicou o partido de sua saída e pediu carta de anuência, após a mudança no comando estadual que destituiu o deputado estadual Vandinho Leite da presidência para a entrada do prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo.

Além de Mazinho, Vandinho, o ex-prefeito Max Filho, quatro prefeitos e seis vice-prefeitos da sigla também anunciaram a saída.

O deputado diz ainda em sua nota que a atitude da nova executiva “empobrece” o debate. “O Espírito Santo sempre conheceu um PSDB que valorizava a pluralidade e a autonomia de suas lideranças. Ao agir dessa forma, a direção estadual abandona esses princípios e empobrece o debate democrático”.

***

Mais um vice-prefeito tucano bate asas do ninho

Cleber Peruzzo Bianchi mostra sua carta de desfiliação

O vice-prefeito de Alfredo Chaves, Cleber Peruzzo Bianchi (PSDB), apresentou carta de desfiliação do partido, na tarde desta quinta-feira (11). Ele é o sétimo vice a pedir para deixar o ninho após a mudança no comando da sigla. Com isso, o PSDB não tem mais vice-prefeitos filiados.

Na terça-feira (09), quatro prefeitos e seis vice-prefeitos apresentaram carta de desfiliação. Todos justificaram a saída com os mesmos argumentos: alterações no estatuto, falta de convenções e participação da base, “grave crise institucional no PSDB nacional” – e nesse ponto alegam “instabilidade, disputas internas e mudanças abruptas de orientação política” – e ainda intervenções partidárias, que foi o que ocorreu no comando estadual da sigla.

Os prefeitos e vices são aliados do deputado estadual Vandinho Leite, que foi destituído do comando da sigla. Nos próximos dias, Vandinho deve entrar com ação na Justiça para requerer a desfiliação do PSDB por justa causa – sem o risco de perder o mandato por infidelidade partidária.

***

Victor Linhalis em evento do… Podemos?

O Podemos capixaba faz seu encontro estadual no próximo sábado (13), às 9 horas, no Centro Cultural Frei Civitella, em Cariacica, e vai contar com a presença de muitas lideranças.

A presidente nacional do partido, deputada federal Renata Abreu, confirmou a presença no evento, após convite do presidente estadual da legenda, deputado federal Gilson Daniel.

O vice-governador Ricardo Ferraço (MDB) também confirmou presença. Ele é pré-candidato ao governo do Estado e apoiado pelo Podemos.

Nas redes sociais, o partido tem postado quem estará no evento e chamou a atenção a confirmação da presença do deputado federal Victor Linhalis (Podemos) que, na semana passada, anunciou que está de malas prontas para deixar o partido.

O destino de Victor é o PSDB, que agora está sendo comandado pelo aliado e prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, também pré-candidato ao Palácio Anchieta.

A ida de Victor para o ninho tucano foi comemorada pelo presidente nacional da legenda, Aécio Neves, que afirmou que ele assinará a ficha de filiação na próxima janela partidária (março), e irá reforçar a chapa federal do partido.

Durante o evento do Podemos, estará aberto o livro de candidaturas para as próximas eleições.

***

Engrenou na oposição

Pedro Trés (foto: Ascom/Pedro Trés)

Não se sabe se é por conta da proximidade do ano eleitoral ou se algo pontual aconteceu, mas o fato é que o vereador de Vitória Pedro Trés (PSB) tem adotado um tom mais incisivo nas críticas à Prefeitura de Vitória.

Embora seja do PSB – que regionalmente, e junto com o PT, formam o bloco da oposição –, Pedro sempre apresentou uma postura mais tímida em seus posicionamentos, assim como seus colegas de bancada.

Porém, nos últimos dias e sessões, o discurso ficou mais afiado e as críticas à gestão do prefeito Pazolini, mais contundentes. Ele também tem defendido mais o governo do Estado e o governador Renato Casagrande (PSB) – só para lembrar, o governador e o prefeito de Vitória estão em lados opostos na política capixaba.

Nas redes sociais, uma mostra: num vídeo publicado ontem (10), o vereador diz que a Chácara Von Schilgen está abandonada e cobra a prefeitura. “A chácara é apenas uma das diferentes construções negligenciadas pela gestão atual de nossa cidade”, escreveu.

Na semana passada, gravou vídeo com o correligionário Tyago Hoffmann (PSB), que é secretário estadual da Saúde e da cozinha do Palácio Anchieta. No dia anterior, na tribuna da Câmara, discursou sobre os investimentos do município em Ciência e Tecnologia. “Vitória está parada no tempo”.

Pedro também tem batido de frente com vereadores da base de Pazolini. Durante uma sessão, rebateu discurso de Davi Esmael (Republicanos) e defendeu a política de segurança pública do governo do Estado – que havia sido criticada pelo republicano.

***

Gilvan da Federal volta à Câmara de Vitória

Gilvan da Federal deputado federal
Gilvan da Federal (Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados)

O deputado federal Gilvan da Federal (PL) vai ocupar novamente a tribuna da Câmara de Vitória na próxima segunda-feira (15).

A convite do vereador Armandinho Fontoura (PL), o deputado usará o espaço da “Tribuna Livre” – que segundo a Câmara, é um espaço dentro da sessão para que cidadãos de Vitória discursem sobre assuntos de interesse da cidade – para se pronunciar sobre sua condenação judicial. O pronunciamento está marcado para as 9h30.

Nessa semana, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) condenou o deputado, por unanimidade, por violência política de gênero contra a deputada estadual Camila Valadão (Psol). Na época dos fatos, os dois eram vereadores de Vitória.

Se não conseguir reverter a condenação no TSE, Gilvan estará inelegível para as próximas eleições. Ele é pré-candidato à reeleição à Câmara Federal no ano que vem.

***

Encontro para fortalecer Helder Salomão

Iriny, Helder, Coser, Contarato e Jack Rocha (foto: divulgação)

O PT capixaba também vai se reunir para uma plenária regional e suprapartidária no próximo sábado (13), às 9 horas, no Colégio Agostiniano, Centro de Vitória.

Com o tema “O futuro do Espírito Santo é a gente que faz”, o partido – que tem uma pré-candidatura ao governo colocada com o deputado federal Helder Salomão (PT) e também prioriza a reeleição do senador Fabiano Contarato (PT) – vai debater o cenário político estadual.

A bancada federal petista estará presente, juntamente com os deputados estaduais, vereadores e a militância do partido. Mas o encontro não é restrito ao PT. Partidos aliados, como o Psol e a Rede, e os federados – PV e PCdoB – também devem marcar presença.

LEIA TAMBÉM:

Secretário do PSDB ameaça tomar o mandato de vereador que se desfiliar

Fabiana Tostes

Jornalista graduada pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e acompanha os bastidores da política capixaba desde 2011.

Jornalista graduada pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e acompanha os bastidores da política capixaba desde 2011.