Política

'Cunho pessoal', diz Bolsonaro sobre convocação de manifestações no zap

Declaração é uma reação a reportagens que mostram que o presidente compartilhou vídeos com a convocação de manifestações a seu favor

‘Cunho pessoal’, diz Bolsonaro sobre convocação de manifestações no zap ‘Cunho pessoal’, diz Bolsonaro sobre convocação de manifestações no zap ‘Cunho pessoal’, diz Bolsonaro sobre convocação de manifestações no zap ‘Cunho pessoal’, diz Bolsonaro sobre convocação de manifestações no zap
Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro afirmou, nesta quarta-feira, 26, que usa o aplicativo WhatsApp somente para trocar mensagens de “cunho pessoal” com “algumas dezenas de amigos”. A declaração, publicada em seu Twitter, é uma reação a reportagens do Estado que mostram que o presidente compartilhou vídeos com a convocação de manifestações a seu favor.

“Tenho 35Mi de seguidores em minhas mídias sociais, c/ notícias não divulgadas por parte da imprensa tradicional. No Whatsapp, algumas dezenas de amigos onde trocamos mensagens de cunho pessoal. Qualquer ilação fora desse contexto são tentativas rasteiras de tumultuar a República”, afirmou.

“Ele está enfrentando a esquerda corrupta e sanguinária por nós” e “Vamos mostrar que apoiamos Bolsonaro e rejeitamos os inimigos do Brasil” estão entre as frases no vídeo, que traz imagens da facada que atingiu o presidente durante as eleições de 2018.

O decano do STF, Celso de Mello, afirmou que caso revela a “face sombria de um presidente que desconhece o valor da ordem constitucional” e que não está “à altura do altíssimo cargo que exerce”.

Já o ministro Gilmar Mendes afirmou que as instituições brasileiras “devem ser honradas por aqueles aos quais incumbe guardá-las”.