
Associação do MPES marca debate entre candidatos
A Associação Espírito-Santense do Ministério Público (AESMP) marcou para o dia 2 de março o debate entre os candidatos que se inscreveram para o processo de escolha do próximo procurador-geral de Justiça.
O atual PGJ, Francisco Berdeal, e o promotor de Justiça Danilo Lírio estão na disputa e o debate acontece quatro dias antes da eleição (dia 6) para a formação da lista tríplice – que na verdade será dupla.
Ontem (26), após o encerramento do prazo de inscrição, a associação parabenizou os dois candidatos. A AESMP é presidida pelo promotor de Justiça Pedro Ivo de Sousa, que era um dos cotados para participar do pleito.
Pedro Ivo foi o candidato mais votado na eleição passada, em 2024, que contou com seis nomes. Ele encabeçou a lista tríplice, mas perdeu o posto para Francisco. Ele não divulgou se irá apoiar alguém agora nesta eleição.
“Desejamos, respeitosamente, que tenhamos um momento de grande crescimento e amadurecimento institucional. Esperamos, igualmente, que a campanha e a eleição ocorram de forma ética, republicana e propositiva aos anseios da nossa instituição e de toda a sociedade capixaba, objetivando concretizar os princípios constitucionais do MP da unidade, da indivisibilidade e da independência”, diz a nota publicada pela associação.
***
Câmara da Serra oficializa convocação de suplentes

O Diário Oficial da Câmara da Serra publicou, na segunda-feira (26), a convocação de quatro suplentes para tomarem posse como vereadores. Conforme a coluna De Olho no Poder antecipou, a posse ocorrerá no próximo dia 2 (segunda-feira), às 16 horas.
Os suplentes Marcelo Leal (MDB), Willian da Elétrica (PDT), Thiago Peixoto (Psol) e Sérgio Peixoto (PDT) vão ocupar os lugares de Cleber Serrinha (MDB), Saulinho (PDT), Wellington Alemão (Rede) e Teilton Valim (PDT), respectivamente.
Os vereadores titulares foram afastados por decisão judicial, em setembro, após serem denunciados pelo Ministério Público Estadual por corrupção passiva.
Três, dos quatro suplentes, chegaram a entrar com um mandado de segurança na Justiça para poderem assumir. Conseguiram uma decisão favorável, mas a Câmara recorreu e a posse foi revogada pelo Tribunal de Justiça.
O presidente interino da Câmara da Serra, Willian Miranda (União), justificou que a convocação se faz necessária para restabelecer a representatividade na Casa.
***
Suplente de Marlon Fred em compasso de espera

Ao contrário de três dos quatro suplentes dos vereadores afastados da Serra, o ceramista Uanderson Moreira não entrará na Justiça para tomar posse como vereador.
Ele é o terceiro suplente na chapa de vereadores do PDT e o substituto do vereador Marlon Fred (PDT), que está preso preventivamente desde o dia 15 de dezembro – após invadir a casa da ex-namorada e agredir um policial militar.
Uanderson teve 884 votos na eleição de 2024 e, procurado pela coluna De Olho no Poder, disse que irá esperar a decisão da Câmara sobre uma eventual posse como vereador.
Em nota, ele afirmou que está à disposição para assumir o mandato “caso seja convocado pela Câmara” e que irá respeitar o rito definido pela Procuradoria do Legislativo.
Tomando por base o caso dos suplentes dos vereadores afastados, Uanderson só deve tomar posse após 120 dias de cadeira vazia.
***
Ex-vereador de Vitória se filia ao PDT

O ex-vereador de Vitória e professor de História Roberto Martins se filiou ao PDT na semana passada. Ele é cotado para integrar a chapa estadual do partido, ou seja, para disputar uma vaga à Assembleia Legislativa.
Roberto foi vereador por um mandato (2017-2020) e tem como bandeira, especialmente, a área da educação. Além de professor, ele também é advogado.
***
Du Motos na disputa por vaga na Ales

Quem também está no jogo para conquistar uma cadeira na Assembleia Legislativa é o empresário Eduardo Spadetto, também conhecido como Du Motos ou Du Kawasaki.
Ex-candidato a prefeito de Vitória em 2024 – quando alcançou 786 votos –, Du preside o Avante na Capital, mas vai definir o partido em que estará filiado para a disputa até abril.
LEIA TAMBÉM:
Danilo Lírio entra na disputa do MPES: “Há um grupo majoritário que não está satisfeito”
Câmara da Serra marca data para dar posse a suplentes de vereadores afastados