Política

Defesa vai recorrer da prisão de Paulo Roberto Costa

Defesa vai recorrer da prisão de Paulo Roberto Costa Defesa vai recorrer da prisão de Paulo Roberto Costa Defesa vai recorrer da prisão de Paulo Roberto Costa Defesa vai recorrer da prisão de Paulo Roberto Costa

Rio – O advogado de defesa de Paulo Roberto Costa informou na tarde desta quarta-feira, 11, que vai recorrer da prisão preventiva do ex-diretor da Petrobras. Nélio Machado acompanhou o cliente na chegada à Superintendência da Polícia Federal, no Rio. Costa já realizou exame de corpo de delito e vai passar a noite na carceragem da PF. Ele será transferido para Curitiba nesta quinta-feira, dia 12.

A defesa vai pedir que o cliente aguarde o julgamento em liberdade. “Essa prisão é uma precipitação, uma medida quase de justiçamento em detrimento das regras inerentes ao processo legal”, afirmou Machado. O advogado questionou a decisão do Supremo Tribunal Federal, nesta terça-feira, de devolver o processo à justiça federal do Paraná sem que a defesa de Costa pudesse se manifestar no julgamento sobre a competência do caso, como já havia solicitado.

Segundo Machado, a segunda turma do STF, responsável pela decisão, se reuniu no momento em que Costa prestava depoimento à CPI do Senado, acompanhado de seus advogados. Dessa forma, a defesa não estava presente na sessão do supremo. “Insisto que a competência da Justiça Federal do Paraná é altamente questionável. Até pouco tempo atrás a decisão sobre a competência era decidida pelo pleno, garantindo a defesa a possibilidade de se manifestar”, completou Machado.

O advogado também questionou o pedido de prisão preventiva por causa de uma “suposta conta bancária” que Costa manteria no exterior. “Não tenho essa notícia. A prisão é resultado de informação que teria chegado ao conhecimento do juiz e que precisa ser provada. Isso deve ser apurado”, afirma Machado lembrando que os passaportes de seu cliente já foram entregues à Polícia Federal.