O prefeito de Vitória Lorenzo Pazolini
Lorenzo Pazolini (Foto: Reprodução/TV Vitória)

O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), entrou com pedido de férias premium junto à Polícia Civil nesta segunda-feira (19). O início do período de descanso foi solicitado para 6 de abril deste ano.

A coluna “De Olho No Poder” teve acesso ao documento enviado por Pazolini à Polícia Civil. O pedido fortalece a ideia de que o prefeito de Vitória possa sair pré-candidato ao governo do Espírito Santo nas eleições de 2026.

Isso porque, para disputar o pleito, é necessário que quem está em cargo público deixe a função até o dia 4 de abril. Isso inclui os prefeitos, que devem abdicar da liderança do executivo municipal até a mesma data, como estabelecido pela Justiça Eleitoral.

Pazolini é delegado de polícia e está de licença desde que assumiu a Prefeitura de Vitória, em 2021. A legislação estabelece que o licenciado de um cargo público deve retornar à posição assim que tiver o mandato encerrado.

O pedido de férias premium realizado pelo prefeito estabelece o período de 90 dias de afastamento do cargo.

Ainda que não exista uma pré-candidatura anunciada, em julho de 2025, em entrevista à TV Vitória, Pazolini afirmou que uma possível candidatura ao governo estadual seria um “processo natural da vida”.

“Quando fui perguntado se poderia eventualmente sair da prefeitura para ser candidato a um outro cargo, disse que sim. O meu eleitor não foi enganado, mas falta muito tempo ainda”, disse Pazolini à época.

Guilherme Lage, repórter do Folha Vitória
Guilherme Lage

Repórter

Formado em Jornalismo, é repórter do Folha Vitória desde 2023. Amante de música e cinema.

Formado em Jornalismo, é repórter do Folha Vitória desde 2023. Amante de música e cinema.