Comissão se reúne nesta terça-feira Foto: Divulgação

A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa (ALES), presidida pelo deputado Doutor Hércules (PMDB), se reúne na próxima terça-feira ( 9), para debater e definir quais medidas deverão ser tomadas contra quem transmite o vírus HIV de forma proposital.

No último final de semana, um jovem de São Mateus, interior do Estado, foi preso acusado de infectar pessoas da cidade. O número vítimas supostamente contaminadas pelo acusado ainda não foi divulgado. 

De acordo com doutor Hércules, o assunto poderá ser encaminhado ao Ministério Público.

“Vi o caso e já conversei com alguns colegas. Vamos conversar pessoalmente sobre isso e decidir o que podemos fazer sobre esse tipo de caso. Precisamos desenvolver algo nesse sentido. Pretendemos levar o assunto ao secretário de Saúde e ao Ministério Público”, contou. 

Grupos na internet

Em fevereiro deste ano, o Folha Vitória noticiou a investigação de grupos acusados de infectar parceiros sexuais propositalmente. A prática ficou conhecida como “carimbo”.

Adeptos da modalidade bareback, na qual gays fazem sexo sem camisinha, eles têm compartilhado dicas de como transmitir o HIV sem que o parceiro perceba. A prática é considerada crime e tem causado preocupação na área da saúde e também no meio LGBT.

A transmissão deliberada do vírus da HIV motiva um projeto de lei na Câmara dos Deputados para tornar a prática crime hediondo.

Saiba mais sobre o HIV

HIV é a sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana. Causador da aids, ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. As células mais atingidas são os linfócitos T CD4+. E é alterando o DNA dessa célula que o HIV faz cópias de si mesmo. Depois de se multiplicar, rompe os linfócitos em busca de outros para continuar a infecção.

De acordo com o Ministério da Saúde, ter o HIV não é a mesma coisa que ter a aids. Há muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença. Mas, podem transmitir o vírus a outros pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação. Por isso, é sempre importante fazer o teste e se proteger em todas as situações. 

A aids é o estágio mais avançado da doença que ataca o sistema imunológico. A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, como também é chamada, é causada pelo HIV. Como esse vírus ataca as células de defesa do nosso corpo, o organismo fica mais vulnerável a diversas doenças, de um simples resfriado a infecções mais graves como tuberculose ou câncer. O próprio tratamento dessas doenças fica prejudicado.

Biologia – HIV é um retrovírus, classificado na subfamília dos Lentiviridae. Esses vírus compartilham algumas propriedades comuns: período de incubação prolongado antes do surgimento dos sintomas da doença, infecção das células do sangue e do sistema nervoso e supressão do sistema imune.

Suellen Araújo

Repórter

Formada pela Faculdades Integradas Hélio Alonso ( FACHA-RJ), com experiência em assessoria de imprensa, mídias sociais e televisão.

Formada pela Faculdades Integradas Hélio Alonso ( FACHA-RJ), com experiência em assessoria de imprensa, mídias sociais e televisão.