Deputados ouvem presidente da Cesan sobre aumento da tarifa de água

A Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa realizou uma audiência pública nesta terça-feira (15) para tratar sobre o aumento da tarifa de água para alguns municípios capixabas.

O aumento da tarifa, definido após uma resolução da Agência de Regulação de Serviços Públicos (Arsp), fará com que os capixabas que moram em cidades abastecidas pela Cesan comecem a pagar 4,18% a mais nas suas contas.

O deputado Euclério Sampaio (PDT), presidente da Comissão, destacou que o aumento da tarifa tem que estar atrelado com uma melhoria no serviço prestado pela concessionária.

“Muitos bairros sofrem com a falta de água e ainda vemos casos de esgoto sendo jogado diretamente no mar. Nós reconhecemos a importância da Cesan, mas queremos que o serviço prestado seja de qualidade”, explicou Euclério.

O presidente da Cesan, Pablo Ferraço Andreão, saiu em defeda da concessionária e ressaltou que mesmo após o reajuste, a tarifa média da Cesan continuará menor que a de outros Estados. “A tarifa média da Cesan é a mais barata considerando todos os Estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com exceção de São Paulo, que consegue ter um subsídio tarifário muito significativo por conta da quantidade de usuários”, disse.