O Dia da Colonização do Solo Espírito-Santense, celebrado no dia 23 de maio, pode se tornar um feriado estadual. Isso é o que prevê um projeto de lei que tramita na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales).
Atualmente, a data é um feriado apenas na cidade de Vila Velha, onde Vasco Fernandes Coutinho deu início ao processo de colonização da região em 1535. No dia também é comemorado o aniversário do município canela-verde, que em 2025 completou 490 anos.
No resto do Estado, conforme o decreto 133 publicado pelo governo no Diário Oficial em janeiro, neste ano a data foi apenas ponto facultativo.
No entanto, considerando a “importância histórica e cultural para todo o Espírito Santo”, o autor do texto, deputado Coronel Weliton (PRD), propõe que o dia se torne um feriado em todo o território capixaba.
A institucionalização dessa data em âmbito estadual contribuirá para que todos os capixabas tenham a oportunidade de refletir sobre a origem do nosso Estado, resgatar sua história, fortalecer a identidade regional e celebrar as raízes culturais que formam a base da sociedade espírito-santense.
Deputado estadual Coronel Weliton.
Para o parlamentar, 23 de maio representa um marco histórico de grande relevância para a formação social, econômica e cultural do Estado.