Política

Dino anuncia criação de observatório para monitorar violência contra Jornalistas

A criação do Observatório é um pedido antigo das entidades sindicais de jornalistas

Dino anuncia criação de observatório para monitorar violência contra Jornalistas Dino anuncia criação de observatório para monitorar violência contra Jornalistas Dino anuncia criação de observatório para monitorar violência contra Jornalistas Dino anuncia criação de observatório para monitorar violência contra Jornalistas
Foto: VALTER CAMPANATO/ Agencia Brasil

O ministro da Justiça, Flávio Dino, anunciou nesta terça-feira (17), em publicação no Twitter, que instalará o Observatório Nacional da Violência contra Jornalistas. De acordo com o ministro, a proposta do observatório é dialogar com o Poder Judiciário “e demais instituições do sistema de justiça e de segurança pública”, publicou.

A criação do Observatório é um pedido antigo das entidades sindicais de jornalistas que registraram aumento das agressões à imprensa durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), e acontece após encontro do ministro com entidades sindicais. 

LEIA TAMBÉM: Bolsonaristas do ES presos em Brasília começam a passar por audiências de custódia

Na reunião, Dino também recebeu documentos com ações para promover a proteção à vida e à integridade dos profissionais da comunicação no Brasil. A ação vem em um momento de crise para os profissionais da imprensa.

No dia 8 de janeiro, durante atos golpistas em Brasília por bolsonaristas radicais, houve 16 casos de agressão a jornalistas, segundo o levantamento da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). 

Em seu mandato, Bolsonaro chegou a desmentir meios de comunicação e fazer ataques a profissionais de jornais da oposição. No ano passado, o ex-presidente perdeu um processo contra uma jornalista da Folha de S. Paulo por danos morais.