
O governador Renato Casagrande defendeu o fortalecimento das instituições e a soberania nacional ao discursar no desfile de 7 de Setembro, na manhã deste domingo (7), na avenida Beira-Mar, em Vitória.
A solenidade reuniu representantes das forças de segurança pública do Estado, escolas e autoridades. Centenas de pessoas lotaram as arquibancadas instaladas ao longo da avenida para acompanhar a celebração do aniversário de 203 anos da Independência do Brasil.
Antes do início do desfile, Casagrande concedeu uma entrevista coletiva. O governador destacou que pelo Brasil e pelo mundo estão ocorrendo casos de tentativa de interferência externa no funcionamento institucional.
Para ele, é fundamental que os brasileiros se mobilizem em torno da defesa das instituições e da soberania nacional.
Importante a gente fortalecer as nossas instituições. Cada vez mais, fica claro que um país só avança se tiver instituições fortes, instituições que estejam conectadas a sociedade e, especialmente, também instituições da sociedade. Quando você tem instituições que são representativas da sociedade e que se fortalecem cumprindo regras e respeitando essas regras a gente consegue avançar com o nosso país.
Renato Casagrande
O desfile também foi marcado pelo protesto das famílias da ocupação Vila Esperança, localizada em Jabaeté, Vila Velha. Os manifestantes pedem por moradias e levaram cartazes para as arquibancadas, além de gritarem “Vila Esperança pede socorro”, antes da solenidade começar.

Algumas famílias da ocupação estão acompanhadas há quase uma semana em frente ao Palácio Anchieta, sede do governo estadual, em Vitória, e realizaram protestos na avenida Jerônimo Monteiro ao longo da semana.