Eleição da OAB exige comportamento republicano

Isonomia

Na última coluna, que falou da campanha à presidência da OAB, tratei da suposta falta de isonomia por parte de vereadores de Vitória que apoiam o candidato José Carlos Rizk (chapa 2) e abriram espaço na última sexta, dia 9, para que ele apresentasse as propostas aos profissionais do Direito que trabalham na Câmara (na última segunda-feira, os outros dois candidatos receberam email no qual o mesmo espaço acabou sendo franqueado, em data a ser definida).  

Repercussão

A coluna repercutiu bastante no meio jurídico, e, infelizmente, esse comportamento não se resume a apenas um exemplo. Fonte desta coluna enviou material do candidato Ricardo Brum anunciando encontros em espaços públicos longe da presença dos oponentes. As reuniões, chamadas de “cafés”, de acordo com o material divulgado, aconteceram na Associação dos Servidores Municipais de Água Doce do Norte (9/10), na Câmara de Montanha (10/10) e na Câmara de Jaguaré (9/11).

Zelo republicano

É claro que, na correria da campanha, os três postulantes ao cargo de presidente da OAB não podem estar sempre no mesmo local, e ao mesmo tempo. Os candidatos estão no papel deles, ocupados em convencer o maior número de advogados de que merecem o voto. Caberia aos agentes públicos responsáveis pela cessão dos espaços zelar pelo princípio da isonomia, por uma questão institucional e republicana. Dois exemplos positivos ilustram bem a ideia que defendo. Nesta terça-feira, a Câmara Municipal de Colatina receberá os candidatos para uma sabatina, que falarão em separado, mas no mesmo dia, para um mesmo público e com tempo igual para todos. E no próximo dia 21, a Assembleia Legislativa fará um debate entre eles.

Estatuto

Mais do que isso, os candidatos também deveriam evitar o uso de locais como Câmaras, Prefeituras e afins sem a presença da concorrência, já que o estatuto das eleições da OAB, no artigo 4º, veda “uso de bens imóveis e móveis pertencentes à OAB, à Administração Direta ou Indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, ou de serviços por estes custeados, em benefício de chapa ou de candidato, ressalvados os espaços da Ordem que devam ser utilizados, indistintamente, pelas chapas concorrentes”.

Alex Pandini

Jornalista com mais de 3 décadas de experiência profissional em rádio, jornal, TV, assessoria de imprensa, publicidade e propaganda e marketing político. Além de repórter e apresentador na TV Vitória, é responsável pelo conteúdo da plataforma ConstróiES.

Jornalista com mais de 3 décadas de experiência profissional em rádio, jornal, TV, assessoria de imprensa, publicidade e propaganda e marketing político. Além de repórter e apresentador na TV Vitória, é responsável pelo conteúdo da plataforma ConstróiES.