Foto: Reprodução/YouTube

O secretário de Saúde do Espírito Santo, Nésio Fernandes, vai participar da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, nesta sexta-feira (25). A prestação de contas é referente ao primeiro quadrimestre deste ano. 

Geralmente, durante as reuniões, são apresentados indicadores da saúde, projetos do governo, entregas realizadas, e também o trabalho para o enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. 

Nesta sexta, entretanto, o secretário deve enfrentar os questionamentos de parlamentares sobre as supostas irregularidades na aquisição de álcool gel pelo governo estadual. 

No dia 14 de junho,  por 20 votos a seis, os deputados rejeitaram a convocação do secretário para prestar esclarecimentos

Na ocasião, vários parlamentares da base governista justificaram que o secretário já participaria da Comissão de Saúde, e que não havia necessidade de convocação. 

Na mesma data, o presidente da Ales, Erick Musso (Republicanos), defendeu a convocação do secretário de Planejamento, Álvaro Duboc. Ao final, porém, ficou definido que seria um convite, ou seja, o secretário não é obrigado a comparecer. 

CPI do Álcool Gel na Assembleia Legislativa 

Foto: Coluna De Olho no Poder

Um grupo de seis parlamentares busca apoio na Casa para a abertura da CPI do Álcool Gel. O objetivo é “apurar a compra superfaturada de álcool em gel com dispensa de licitação usando a justificativa do Covid-19”. 

Até o momento assinaram o pedido Carlos Von (Avante), Torino Marques (PSL), Sérgio Majeski (PSB), Theodorico Ferraço (DEM), Delegado Danilo Bahiense (sem partido) e Capitão Assumção (Patriota). São necessárias no mínimo 10 assinaturas para que o pedido seja avaliado pelo presidente da Casa. 

A rejeição dos deputados em convocar Nésio, há dez dias, sinalizou que a maioria dos parlamentares não está disposta em entrar em confronto com o governo estadual. Por isso, até mesmo parlamentares da oposição duvidam da coleta de mais quatro assinaturas para viabilizar a instalação da CPI.