
O prefeito de Barra de São Francisco, Enivaldo dos Anjos (PSB), um dos cotados para concorrer ao Senado no ano que vem, retirou o nome da disputa para apoiar o prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB).
Defensor da tese de que o grupo do governo deve ir para a eleição com dois nomes – já que duas cadeiras estarão em jogo para o Senado – Enivaldo se reuniu na tarde desta sexta-feira (12) com Euclério e com o vice-governador, Ricardo Ferraço (MDB).
“Na conversa eu coloquei o seguinte: nosso grupo está indo com uma candidatura, que é do governador Casagrande, para uma disputa de duas vagas. Lá atrás eu me manifestei em ser candidato, para o grupo não ter um candidato só, porque seria desvantagem”, afirmou.
Enivaldo citou a eleição de 2022, quando teria alertado o grupo de não apostar apenas em uma candidatura ao Senado. “Apostamos só em uma candidatura, a da Rose, e perdemos por causa da estratégia errada”.
Questionado sobre o motivo de abrir mão da pré-candidatura em prol de Euclério, Enivaldo dos Anjos respondeu:
“Euclério tem um reduto maior e mais visibilidade, tem mais condições de ajudar o nosso grupo. Eu falei com ele e ele me garantiu que iria disputar, que tem recebido muito apoio e que não tem mais como recuar. Então, está decidido, se ele for o candidato e apoiar Casagrande e Ricardo, eu vou trabalhar para a eleição dele”, disse o prefeito do Noroeste.
Enivaldo, porém, fez uma ressalva. Disse que volta a colocar o nome se Euclério desistir da empreitada. “Se ele depois não for, eu volto a oferecer a possibilidade de ser candidato ou posso apoiar outro nome do grupo. Até porque a oposição já tem uns quatro candidatos”, afirmou.
“Vamos caminhar juntos”
Em redes sociais e em grupos de conversas, Euclério postou uma foto dos três juntos e escreveu:
Agora à tarde, após me reunir com nosso vice-governador, Ricardo Ferraço, e com nosso prefeitão de Barra de São Francisco, Enivaldo dos Anjos, tratamos de assuntos relacionados às nossas cidades e posteriormente com Enivaldo tratei sobre 2026. É bom ter na nossa caminhada um amigo como Enivaldo, que é uma reserva moral do nosso Estado. Obrigado, Enivaldo pela parceria e apoio em 2026. Vamos caminhar juntos! Construindo o presente e de olho no futuro.
Desde que foi lançado por lideranças religiosas, Euclério tem somado apoios para o projeto de disputar o Senado numa dobradinha com o governador Renato Casagrande (PSB).
Pastores e convenções eclesiásticas, representantes das forças de segurança e lideranças políticas das mais diversas têm, voluntariamente, declarado apoio ao prefeito, antecipando o debate eleitoral e movimentando o tabuleiro político capixaba.
Embora tenha começado tímida e pouco promissora, a movimentação de Euclério na corrida ao Senado tem ganhado musculatura e espaço.
Conforme a coluna noticiou nessa semana, pelo menos 15 nomes são cotados para a Câmara Alta. Com o recuo de Enivaldo, 14, o que torna a disputa ainda muito acirrada.
LEIA TAMBÉM:
Disputa ao Senado já tem 15 nomes cotados no ES: saiba quem são