Política

Entra em votação projeto que derruba conselhos populares

Entra em votação projeto que derruba conselhos populares Entra em votação projeto que derruba conselhos populares Entra em votação projeto que derruba conselhos populares Entra em votação projeto que derruba conselhos populares

Brasília – O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), acaba de colocar em votação o requerimento de urgência para apreciação do projeto de decreto legislativo que visa barrar os conselhos populares criados pela presidente Dilma Rousseff. Mais cedo, Alves se reuniu com o ministro Gilberto Carvalho (Secretaria Geral da Presidência da República) e foi informado que o Palácio do Planalto não recuaria da decisão de implementar os conselhos.

Em pronunciamento, Alves disse que o decreto presidencial está “em desarmonia com o princípio da separação de Poderes”. “Diante desse quadro de inconstitucionalidade e em atenção às críticas parlamentares, juristas e cientistas políticos, envidaram-se esforços com vistas à revogação do decreto, mas as tratativas com o Poder Executivo não prosperaram”, declarou.

Neste momento, o líder do DEM e autor do decreto legislativo, deputado Mendonça Filho (PE), pediu para que a urgência não fosse colocada em votação por causa do quórum baixo e o risco da proposta ser derrubada.