Política

Escala com hotel de luxo se torna visita de Estado

Escala com hotel de luxo se torna visita de Estado Escala com hotel de luxo se torna visita de Estado Escala com hotel de luxo se torna visita de Estado Escala com hotel de luxo se torna visita de Estado

Brasília – A presidente Dilma Rousseff terá nesta quarta-feira, 12, em Doha, um encontro com o emir do Catar, xeque Tamim bin Hamad Al Thani, em uma parada técnica que se transformou em visita de Estado. O convite do emir, feito quando a chancelaria do Catar foi informada de que Dilma dormiria na cidade na rota para a cúpula do G-20, na Austrália, permitirá à presidente desfrutar de uma suíte de 720 m², com serviço de mordomo e diária que chega a R$ 30 mil – tudo pago pelo emirado.

Na suíte presidencial, onde devem ficar Dilma e a filha, Paula, podem dormir até sete pessoas. O local tem dois andares, três quartos, três banheiros, sala de jantar com 10 lugares e salas de estar com janelas voltadas para o Golfo Pérsico. Mas a presidente aproveitará pouco desse luxo: ela decola para a Austrália às 18h (13h em Brasília).

A visita de Dilma ao Catar deveria ser só uma parada técnica com pernoite – o avião presidencial não tem autonomia para voar mais de 12 horas seguidas. O roteiro desde Brasília inclui paradas nas Ilhas Canárias, onde a presidente acordou ontem, Catar e Cingapura.

Apenas ontem, com Dilma já instalada, o Palácio do Planalto informou que a estada no Catar havia se transformado em visita oficial. Os chefes de Estado vão discutir a situação no Oriente Médio e a oferta brasileira de ajudar o Catar a organizar a Copa de 2022, se a Fifa mantiver o evento. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.