Eleições 2026

Euclério recebe mais apoios para disputar o Senado

Prefeito de Cariacica reforçou o time com a adesão do ex-prefeito de Vila Velha Max Filho e do prefeito de Viana, Wanderson Bueno

Leitura: 5 Minutos
Euclério com Max Filho, Jorge Carreta e Wanderson Bueno (crédito: divulgação)
Euclério com Max Filho, Jorge Carreta e Wanderson Bueno (crédito: divulgação)

Determinado a disputar o Senado no ano que vem, o prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB), vem atraindo apoios estratégicos e movimentado o tabuleiro político regional.

Nesta quarta-feira (03), ele recebeu a adesão do ex-deputado e ex-prefeito de Vila Velha Max Filho (PSDB). Os dois se encontraram para um café da manhã e selaram o acordo.

“Vejo com muita simpatia o nome do Euclério. Se vier como candidato a senador, se conseguir se viabilizar, certamente ele terá nosso apoio”, disse Max Filho à coluna De Olho no Poder. O encontro foi intermediado pelo ex-vice-prefeito de Vila Velha Jorge Carreta – que hoje atua como assessor executivo do gabinete de Euclério.

O prefeito frisou a aliança e chegou a postar uma foto em suas redes sociais, com a seguinte legenda:

Hoje tive a grata satisfação de receber esse guerreiro que tanto dignifica a política do nosso Estado, Max Filho, ex-deputado estadual, federal e também ex-prefeito (por diversas vezes) de nossa cidade de Vila Velha, junto com nosso amigo Carreta, ex-vice-prefeito de Vila Velha. Conversamos sobre Cariacica, Vila Velha, Espírito Santo e 2026. Vamos caminhar juntos”, escreveu Euclério.

Os dois têm uma ligação antiga. Max era presidente estadual do PTB quando Euclério, então filiado ao partido, se elegeu pela primeira vez deputado estadual. “Isso foi em 2002, conversamos um tempão e relembramos essa passagem nossa”, disse Max.

Poucos se lembram, mas em 2004, Euclério, então no PMN, disputou a Prefeitura de Vila Velha e ficou em quarto lugar, com 4,94% dos votos.

À época, ele perdeu justamente para Max, que foi reeleito para um segundo mandato. “Acho que ele (Euclério) estava predestinado para ser prefeito de Cariacica. Mesmo em palanques opostos, o respeito prevaleceu”, disse o ex-prefeito.

Max comandou Vila Velha por três mandatos e, embora não tenha sido eleito deputado federal em 2022, possui um capital político considerável no município canela-verde – o que pode contribuir e muito para as pretensões de Euclério.

Para viabilizar o próprio nome, Euclério tem buscado apoios fora de Cariacica, uma vez que a eleição para o Senado requer uma votação robusta em todo o Estado.

Prefeito de Viana reforça o time

Pouco tempo depois do encontro com o ex-prefeito de Vila Velha, Euclério se reuniu com o prefeito de Viana, Wanderson Bueno (Podemos). Na pauta, o mesmo tema: as eleições de 2026.

Para a coluna, Euclério enviou uma foto do encontro e disse que também recebeu o apoio do prefeito vizinho. Segundo ele, Wanderson o convidou para se filiar ao Podemos.

“Reunião muito produtiva com meu amigo e prefeito de Viana, Wanderson Bueno. Conversamos sobre o Espírito Santo e recebi o convite para me filiar ao Podemos, ratificando o apoio a minha pré-candidatura ao Senado”, escreveu Euclério, junto à foto encaminhada.

Wanderson foi procurado pela coluna, mas estava em uma reunião e não conseguiu atender.

Euclério é do mesmo partido que o vice-governador Ricardo Ferraço (MDB), pré-candidato ao Palácio Anchieta. Tendo em vista que dificilmente, na chapa governista, o MDB ocupará dois postos de peso, já foi colocada sobre a mesa a possibilidade do prefeito trocar de legenda.

Perguntado se iria para o Podemos ou para outra sigla, Euclério não bateu o martelo, mas disse que está dialogando. “Não vou criar dificuldades para o governo, mas serei candidato ao Senado”.

A intenção de Euclério é formar uma dobradinha com o governador Renato Casagrande (PSB), também cotado para a disputa ao Senado. Para disputar as cadeiras que estarão em jogo, tanto Euclério quanto Casagrande terão que renunciar aos mandatos que ocupam até abril do ano que vem.

Soma de apoios

Euclério com lideranças da Igreja Presbiteriana (foto: Instagram/Euclério Sampaio)

Desde que o nome do prefeito começou a ser especulado para concorrer ao Senado, Euclério tem somado apoios.

Iniciou no reduto religioso, com pastores de igrejas evangélicas como Assembleia de Deus, Presbiteriana e Evangelho Quadrangular, entre outras, lançando, publicamente, o nome de Euclério para a disputa. A Associação de Pastores e Líderes Eclesiásticos de Cariacica também endossou o apoio.

O prefeito é evangélico e pastor licenciado da Igreja do Evangelho Quadrangular. Politicamente, defende bandeiras e políticas públicas de direita e do campo conservador – o que agrada boa parte dos fiéis dessas congregações.

Fora do campo religioso, Euclério também tem recebido apoio de representantes das forças de segurança, onde também já atuou antes de ingressar na política – Euclério foi policial civil.

O Sindicato dos Policiais Civis (Sindipol-ES) e o Sindicato dos Policiais Penais (Sindppenal) emitiram nota aderindo à pretensão do prefeito em tentar uma das vagas ao Senado. Hoje (03), Euclério também teria se reunido com representantes do Clube dos Oficiais da Polícia Militar.

O prefeito também tem avançado para outros redutos. Ele tem se reunido com vereadores de outros municípios – como Vitória, Viana e Marataízes – no intuito de abrir caminho fora de Cariacica.

“Quem quer ser alguma coisa, tem que correr atrás. Tem gente que está esperando o governador limpar o trilho para colocar o carro de mão dele. O meu trem já está no trilho, independente do obstáculo. Não estou nem preocupado, confio em Deus e na minha capacidade”, disse Euclério.

LEIA TAMBÉM:

Euclério recebe o apoio de pastores para disputar o Senado

Fabiana Tostes

Jornalista graduada pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e acompanha os bastidores da política capixaba desde 2011.

Jornalista graduada pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e acompanha os bastidores da política capixaba desde 2011.