Política

Ex-policial e pai do vice-presidente da Câmara do RJ é preso por tráfico de armas

O ex-policial Edson Batista dos Santos Filho foi preso por tráfico internacional de armas na segunda-feira (14).

Ele se apresentou voluntariamente na 43ª Delegacia de Polícia, em Guaratiba, bairro onde mora no Rio de Janeiro. Edson é pai do vereador William Coelho (Democracia Cristã), vice-presidente da Câmara Municipal.

Segundo a Polícia Civil, após o mandado de prisão ser cumprido, ele passou por audiência de custódia e foi levado para o Presídio José Frederico Marques, em Benfica. De lá deve ser encaminhado à Unidade Prisional da Polícia Militar, em Niterói.

Em 2014, Edson foi alvo de uma denúncia por associação para o tráfico de drogas, tendo sua prisão preventiva decretada pela 25ª Vara Criminal do Rio de Janeiro. No entanto, teve habeas corpus concedido e sua prisão foi revogada por falta de provas.

Edson é citado em pelo menos oito processos no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro entre 2012 e 2015, por associação para o tráfico e porte ilegal de armas.

Em um dos processos a que Edson respondeu na Justiça Federal citava que ele importou cinco fuzis do Paraguai para o Rio de Janeiro juntamente com um comparsa em 2013.

O vereador Willian Coelho afirmou ao portal g1 que o caso se trata de uma investigação antiga e que o pai se apresentou voluntariamente na delegacia assim que soube do mandado de prisão. O Estadão tenta contato com o vereador e com a defesa de Edson.