Política

Fernando Pimentel divulga integrantes do primeiro escalão de governo em MG

Fernando Pimentel divulga integrantes do primeiro escalão de governo em MG Fernando Pimentel divulga integrantes do primeiro escalão de governo em MG Fernando Pimentel divulga integrantes do primeiro escalão de governo em MG Fernando Pimentel divulga integrantes do primeiro escalão de governo em MG

Belo Horizonte – O governador eleito de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), divulgou nesta terça-feira, 30, os integrantes do primeiro escalão da gestão que será iniciada no dia 1º. Entre os nomeados para o secretariado do primeiro governo petista de Minas está o controlador-geral de São Paulo, Mário Vinícius Claussen Spinelli, que assumirá o comando da Controladoria-Geral do Estado.

A exemplo do que o petista Fernando Haddad na capital paulistana, uma das missões de Spinellli será a de apurar a existência de irregularidades cometidas por integrantes do Executivo em gestões anteriores. O Estado era governado pelo grupo político de Aécio Neves (PSDB-MG) desde 2003, quando o atual senador assumiu o primeiro de seus dois mandatos no governo. Ele foi sucedido pelo senador eleito Antonio Anastasia, que passou o cargo para o atual governador, Alberto Pinto Coelho (PP), para disputar as eleições de outubro.

Secretariado

Por meio de nota, a assessoria de Pimentel divulgou os nomes dos secretários de Estado e dos presidentes de órgãos e empresas estatais. O governador também anunciou mudanças na estrutura do Estado, com a criação de quatro novas pastas: Recursos Humanos, Desenvolvimento Agrário, Direitos e Cidadania e Esportes. Esta última será desmembrada da atual Secretaria de Estado de Esporte e Turismo e a Secretaria de Direitos e Cidadania vai englobar a atual Ouvidoria-Geral do Estado, que será transformada em subsecretaria. Além disso, o Escritório de Prioridades será extinto e a Representação do Estado em Brasília perderá o status de secretaria e será vinculada à secretaria de Estado de Governo.

Secretários

– Marco Antônio Rezende Teixeira, Secretaria de Estado de Casa Civil e de Relações Institucionais

– Odair Cunha, Secretaria de Estado de Governo

– Helvécio Magalhães, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão

– Eduardo Serrano, Secretaria-Geral da Governadoria

– José Afonso Bicalho, Secretaria de Estado de Fazenda

– Macaé Evaristo, Secretaria de Estado da Educação

– Fausto Pereira dos Santos, Secretaria de Estado da Saúde

– Bernardo Santana de Vasconcellos, Secretaria de Estado de Defesa Social

– Murilo Valadares, Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas

– Ângelo Oswaldo, Secretaria de Estado da Cultura

– Nilmário Miranda, Secretaria de Estado de Direitos e Cidadania

– João Cruz Reis Filho, Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento

– Geraldo Pimenta, Secretaria de Estado de Turismo

– Carlos Henrique, Secretaria de Estado de Esportes

– Miguel Corrêa, Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

– Paulo Guedes, Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais

– Altamir Rôso, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico

– Tadeu Leite, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana

– Sávio Souza Cruz, Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

– André Quintão, Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social

– Gamaliel Herval, Secretaria de Estado de Recursos Humanos

– Glênio Martins de Lima Mariano, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário

– Mauro Borges Lemos, Presidente da Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais)

– Marco Antônio Castello Branco, presidente da Codemig (Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais)

– Paulo de Moura Ramos, presidente da Prodemge (Companhia de Tecnologia da Informação do estado de Minas Gerais)

– Sinara Meirelles, presidente da Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais)

– Marco Aurélio Crocco Afonso, presidente do BDMG (Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais)

– Mário Spinelli – Controladoria-Geral do Estado