Após uma disputa acirrada, que mobilizou lideranças políticas do município e do Estado, a Associação Comunitária de Jardim Camburi (Acjac), em Vitória, tem novo presidente. Com 1.184 votos, a Chapa 2, encabeçada pelo bombeiro militar Tercelino Leite, venceu a eleição realizada neste domingo (25) e vai comandar a associação pelos próximos três anos.
Tercelino tem 41 anos e é filho do vereador de Vitória Maurício Leite (PRD). Além de ter o pai como cabo eleitoral, ele contou ainda com o apoio do prefeito, Lorenzo Pazolini (Republicanos), e dos deputados estaduais Denninho Silva (União) e Bispo Alves (Republicanos), segundo material de campanha divulgado por Tercelino.
O prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB), também teria apoiado e ajudado a chapa, segundo informou o deputado Denninho.
Quase 2.700 pessoas compareceram para votar na EMEF Elzira Vivacqua, onde cinco urnas eletrônicas foram disponibilizadas para o pleito. O resultado ficou assim:
- Chapa 1 – Arlete Pereira: 383 votos
- Chapa 2 – Tercelino Leite: 1.184 votos
- Chapa 3 – Jomas Barbosa: 175 votos
- Chapa 4 – Enock Sampaio: 956 votos
(veja aqui o perfil, as bandeiras e os apoios políticos de cada candidato)
Durante todo o domingo, a movimentação foi grande nos arredores do local de votação. Apoiadores das chapas se concentraram na calçada, distribuindo santinhos e pedindo voto.
Vereadores, deputados e até o padre da comunidade foram e tiveram de enfrentar fila, que em determinado momento do dia, chegou a dobrar o quarteirão.
Às 17 horas, a votação foi encerrada e a Comissão Eleitoral emitiu o boletim de cada uma das cinco urnas. Do lado de fora, apoiadores – principalmente das chapas 2 e 4 –, não arredaram o pé até sair o resultado.
Por volta das 17h30, foi anunciada a vitória da Chapa 2. Tercelino agradeceu o apoio dos moradores: “Estou muito emocionado, feliz. É o bairro que eu amo e crio a minha família”.
O bombeiro disputou o comando da associação pela primeira vez, mas essa não deve ser sua única participação numa eleição. Tercelino é cotado para dar continuidade ao mandato do pai e ser candidato a vereador em 2028.
Em entrevista anterior à coluna De Olho no Poder, Tercelino afirmou: “Tudo depende do que o nosso grupo concordar. Lógico que o sucessor natural de Maurício Leite pode ser eu, porque desde o início estou ao seu lado e coordenando suas campanhas. Muitos moradores de Jardim Camburi acham que chegou a minha hora”.
De acordo com o Censo 2022 do IBGE, Jardim Camburi tem 48.286 habitantes, é o maior colégio eleitoral de Vitória, o maior bairro do Estado e um celeiro de lideranças políticas.
Não à toa que a Associação Comunitária é tão cobiçada. Trata-se de uma vitrine e de um palanque para quem tem aspirações políticas, como por exemplo, disputar as eleições do ano que vem e também as de 2028.
LEIA TAMBÉM:
Quatro chapas disputam o comando do maior bairro do ES; eleição é domingo