Filho de vereador, Tercelino Leite vai comandar bairro mais populoso do ES Filho de vereador, Tercelino Leite vai comandar bairro mais populoso do ES Filho de vereador, Tercelino Leite vai comandar bairro mais populoso do ES Filho de vereador, Tercelino Leite vai comandar bairro mais populoso do ES
Tercelino, ao centro, com sua chapa vitoriosa em Jardim Camburi (foto: Fabi Tostes)
Tercelino, ao centro, com sua chapa vitoriosa em Jardim Camburi (foto: Fabi Tostes)

Após uma disputa acirrada, que mobilizou lideranças políticas do município e do Estado, a Associação Comunitária de Jardim Camburi (Acjac), em Vitória, tem novo presidente. Com 1.184 votos, a Chapa 2, encabeçada pelo bombeiro militar Tercelino Leite, venceu a eleição realizada neste domingo (25) e vai comandar a associação pelos próximos três anos.

Tercelino tem 41 anos e é filho do vereador de Vitória Maurício Leite (PRD). Além de ter o pai como cabo eleitoral, ele contou ainda com o apoio do prefeito, Lorenzo Pazolini (Republicanos), e dos deputados estaduais Denninho Silva (União) e Bispo Alves (Republicanos), segundo material de campanha divulgado por Tercelino.

O prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB), também teria apoiado e ajudado a chapa, segundo informou o deputado Denninho.

Quase 2.700 pessoas compareceram para votar na EMEF Elzira Vivacqua, onde cinco urnas eletrônicas foram disponibilizadas para o pleito. O resultado ficou assim:

  • Chapa 1 – Arlete Pereira: 383 votos
  • Chapa 2 – Tercelino Leite: 1.184 votos
  • Chapa 3 – Jomas Barbosa: 175 votos
  • Chapa 4 – Enock Sampaio: 956 votos

(veja aqui o perfil, as bandeiras e os apoios políticos de cada candidato)

Durante todo o domingo, a movimentação foi grande nos arredores do local de votação. Apoiadores das chapas se concentraram na calçada, distribuindo santinhos e pedindo voto.

Vereadores, deputados e até o padre da comunidade foram e tiveram de enfrentar fila, que em determinado momento do dia, chegou a dobrar o quarteirão.

Fila para votar para presidente da Associação Comunitária de Jardim Camburi (Fabi Tostes)

Às 17 horas, a votação foi encerrada e a Comissão Eleitoral emitiu o boletim de cada uma das cinco urnas. Do lado de fora, apoiadores – principalmente das chapas 2 e 4 –, não arredaram o pé até sair o resultado.

Por volta das 17h30, foi anunciada a vitória da Chapa 2. Tercelino agradeceu o apoio dos moradores: “Estou muito emocionado, feliz. É o bairro que eu amo e crio a minha família”.

O bombeiro disputou o comando da associação pela primeira vez, mas essa não deve ser sua única participação numa eleição. Tercelino é cotado para dar continuidade ao mandato do pai e ser candidato a vereador em 2028.

Em entrevista anterior à coluna De Olho no Poder, Tercelino afirmou: “Tudo depende do que o nosso grupo concordar. Lógico que o sucessor natural de Maurício Leite pode ser eu, porque desde o início estou ao seu lado e coordenando suas campanhas. Muitos moradores de Jardim Camburi acham que chegou a minha hora”.

De acordo com o Censo 2022 do IBGE, Jardim Camburi tem 48.286 habitantes, é o maior colégio eleitoral de Vitória, o maior bairro do Estado e um celeiro de lideranças políticas.

Não à toa que a Associação Comunitária é tão cobiçada. Trata-se de uma vitrine e de um palanque para quem tem aspirações políticas, como por exemplo, disputar as eleições do ano que vem e também as de 2028.

LEIA TAMBÉM:

Quatro chapas disputam o comando do maior bairro do ES; eleição é domingo

Fabiana Tostes

Jornalista graduada pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e acompanha os bastidores da política capixaba desde 2011.

Jornalista graduada pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e acompanha os bastidores da política capixaba desde 2011.