Política

Governo deve antecipar defesa para rejeição de contas pelo TCU

Governo deve antecipar defesa para rejeição de contas pelo TCU Governo deve antecipar defesa para rejeição de contas pelo TCU Governo deve antecipar defesa para rejeição de contas pelo TCU Governo deve antecipar defesa para rejeição de contas pelo TCU

Brasília – A presidente da Comissão Mista de Orçamento (CMO), senadora Rose de Freitas (PMDB-ES), disse que o governo apresentará na próxima terça-feira, 3, ao Congresso Nacional a defesa prévia ao parecer do TCU que rejeitou as contas da presidente Dilma Rousseff de 2014.

A senadora afirmou ter sido informada sobre a decisão pelo ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, por telefone. “O governo está entregando, a fórceps, na próxima terça-feira a defesa”, afirmou.

Em reunião nesta quarta-feira, 28, a CMO aprovou um requerimento pedindo que o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), envie imediatamente à comissão o parecer do TCU. Na semana passada, Calheiros concedeu prazo de até 45 dias para que a presidente Dilma apresente sua defesa ao parecer.

De acordo com o senador, a decisão tem como objetivo abrir espaço para o contraditório e evitar contestações no Supremo Tribunal Federal (STF). Somente depois da apresentação da defesa é que deverá ser feita a leitura do parecer do TCU para então ser encaminhado para a CMO.

Segundo a senadora Rose de Freitas, com a decisão do governo de antecipar a entrega da defesa, fica “frustrada a jogada dos 45 dias”.

Na reunião de hoje, a CMO estabeleceu também um cronograma para a votação do projeto que altera a meta fiscal de 2014 e da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2015. A previsão é que os relatórios sejam atualizados e entregues na próxima terça-feira. “Vamos trabalhar dia e noite para votar o orçamento, mesmo se o governo não queira”, completou.