Governo do Estado entrega primeira etapa da nova orla do canal de Guarapari
A reurbanização total do canal inclui a entrega da segunda etapa de obras, prevista para setembro.

Nessa quarta-feira (20), uma solenidade marcou a entrega da primeira etapa da nova orla do canal de Guarapari. O evento teve a presença do governador Paulo Hartung, do secretário de Transportes e Obras Públicas (Setop), Paulo Ruy Carnelli, do diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES), Enio Bergoli, do prefeito da cidade, Edson Magalhães, entre outras autoridades e populares. “É uma obra que respeita os pescadores, comerciantes e cria uma área de lazer para os moradores e turistas que vem a Guarapari. É uma bela obra, que será o novo ‘point’ não só do município, mas também do Estado e do Brasil”, destacou Hartung.

O local, entre a ponte e a Rua Agapito Barcellos, conta com ciclovias, calçada cidadã, estacionamento, área para carga e descarga, banheiro público, um novo cais com rampa de descida para pequenas embarcações de passeio e pesca, bancos, lixeiras, nova iluminação, jardinagem e dois postos, um para a Polícia Militar e outro para o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema). Além disso, três novas pistas para veículos na Avenida Pedro Ramos, entregues anteriormente.

Área destinada para uso do município. Ainda não foi definida como será a utilização.

Uma área foi cedida pelo Estado para uso do município. “O DER nos colocou isso à disposição esta semana, e vamos ter um equipamento apropriado, evidentemente. Nós vamos escolher algo que possa, de fato, atender a população”, explicou o prefeito de Guarapari, acrescentando que o governador solicitou que a empresa responsável pelas obras faça uma passagem sob a ponte para estender o trecho de calçada.

Segunda etapa

A segunda etapa da obra inclui o trecho da calçada, situado na Rua Joaquim Augusto de Castro, e o píer de atracação das escunas, com 200 metros de extensão e sete de dimensão. Em alguns pontos, o cais chegará a nove metros sobre o mar. O local receberá revestimento de piso e na nova calçada, colocação de guarda-corpo metálico de proteção e iluminação.

Defensoria Pública e Batalhão da PM

Na ocasião, o governador Paulo Hartung também autorizou a Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger) a celebrar o Termo de Cessão do uso de um imóvel, denominado Centro de Convenções de Guarapari, para instalação da sede da Defensoria Pública do município.

Além disso, aconteceu a assinatura do documento de doação de uma área de terra, localizada no loteamento Vila Mar, em Perocão, para construção da nova sede do 10° Batalhão da Polícia Militar.

Samarco

Na oportunidade, Paulo Hartung falou sobre os prejuízos decorrentes da paralisação da empresa Samarco e a necessidade da retomada das atividades. “Já superamos muitas coisas, precisamos que os dois sócios, Vale e BHP, se entendam. Essa é uma briga societária história, que agudizou com a tragédia de Mariana. Mas, essas duas empresas não têm o direito de manter a Samarco parada, causando prejuízo para Anchieta, município vizinhos como Guarapari, para o Estado e para o Brasil”, ressaltou.

* Com informações do Governo do Estado