Política

Governo precisa garantir segurança futura, diz Meirelles

Governo precisa garantir segurança futura, diz Meirelles Governo precisa garantir segurança futura, diz Meirelles Governo precisa garantir segurança futura, diz Meirelles Governo precisa garantir segurança futura, diz Meirelles

São Paulo e Brasília – O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse nesta sexta-feira, 3, em entrevista à Rádio Gaúcha que o governo precisa garantir “que não haja insegurança sobre o futuro da dívida pública” e de que a Previdência e o governo federal não vão quebrar”. Ele ressaltou que a partir do momento que os agentes passam a confiar que estes fatos não vão ocorrer, a inflação se reduz, os juros caem, empregos voltam a ser criados e o país volta a crescer.

“Não adianta prometermos miragens e gerarmos insegurança, o País entrar em crise e o desemprego voltar”, disse ele, ressaltando que a taxa de desemprego ainda está alta no Brasil, mas já vem caindo e é importante que esta trajetória prossiga.

Perguntado se o governo planeja elevar impostos até o final de 2018, Meirelles ressaltou que existem projetos no Câmara para isonomia de tributos, mas o governo não está “criando novos impostos e nem aumentando alíquotas de forma generalizada.”

O ministro citou alguns exemplos para mostrar como será esta isonomia tributária. Ele citou o caso de fundos de investimento e ressaltou que hoje qualquer pessoa que fizer uma aplicação em um fundo tem uma determinada tributação. Já uma pessoa de maior recurso, que tem direito a fundo especial ou exclusivo, possui uma série de vantagens e paga imposto menor.

“Este fundo exclusivo de maior renda passa a ter a mesma estrutura de tributação de outros fundos”, disse ao falar da proposta do governo. “Estamos fazendo este tipo de ajuste. Estamos fazendo o acerto de algumas desigualdades do sistema.”