Política

Início do processo de impeachment foi chantagem de Cunha, diz Dilma

Início do processo de impeachment foi chantagem de Cunha, diz Dilma Início do processo de impeachment foi chantagem de Cunha, diz Dilma Início do processo de impeachment foi chantagem de Cunha, diz Dilma Início do processo de impeachment foi chantagem de Cunha, diz Dilma

São Paulo – A presidente Dilma Rousseff lamentou nesta quinta-feira, 5, que Eduardo Cunha (PMDB-RJ), presidente afastado da Câmara dos Deputados, tenha liderado o processo de impedimento de seu mandato na Casa.

“A única coisa que lamento é que ele infelizmente conseguiu votar o impedimento e vocês assistiram a ele presidindo, com a maior cara de pau, o processo na Câmara”, afirmou a presidente, em discurso durante a inauguração da operação comercial da Usina de Belo Monte, em Vitória do Xingu (PA).

Dilma voltou a repetir que o processo de impeachment contra ela foi fruto de uma “chantagem” de Cunha para que o PT não votasse pelo afastamento dele no Conselho de Ética. “E hoje o STF afastou Cunha alegando que ele estava usando seu cargo para fazer chantagens”, disse.

Na manhã desta quinta-feira, Cunha foi afastado do mandato de deputado federal e, consequentemente, do comando da Casa, depois de decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki. A decisão do ministro atende a um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), feito ainda no fim do ano passado, que alega que Cunha usou o cargo para interferir nas investigações da Operação Lava Jato, da qual ele é alvo.

A presidente participou da inauguração da operação comercial da Usina de Belo Monte, em Vitória do Xingu (PA). Conforme o governo, no pico da construção, Belo Monte gerou 20 mil empregos diretos e 40 mil empregos indiretos na região.

Em uma espécie de balanço dos investimentos que fez até agora em seus mandatos, Dilma disse ter orgulho da construção de Belo Monte e de ações no Norte e no Nordeste do País. “Escolhi priorizar interesses do povo mais pobre. Escolhas que são condições essenciais para que nosso País cresça e se desenvolva”, afirmou.

Representantes de movimentos sociais e de trabalhadores da Belo Monte entregaram flores e presentes à presidente Dilma, aos gritos da plateia de “no meu País, eu boto fé, porque ele é governado por mulher”.

A presidente voltou a atacar o que chamou daqueles que querem chegar ao poder “sem voto”, além de falar mais uma vez em “golpe” e que não cometeu qualquer crime de responsabilidade. “Não haverá perdão da história para os golpistas. Quem vier a sentar na minha cadeira tem de prestar contas a vocês”, disse.

Logo após, Dilma parte para Santarém (PA), onde vai entregar unidades do Minha Casa Minha Vida. Estão previstas entregas simultâneas em Uberaba (MG), Camaçari (BA), Itapipoca (CE) e Campo dos Goytacazes (RJ).