Política

Janot questiona no STF ação contra delação da JBS protocolada no DF

Ao Supremo, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, alega que a ação não deve prosseguir na Justiça Federal, uma vez que foi o Supremo que homologou o acordo firmado com Joesley Batista

Janot questiona no STF ação contra delação da JBS protocolada no DF Janot questiona no STF ação contra delação da JBS protocolada no DF Janot questiona no STF ação contra delação da JBS protocolada no DF Janot questiona no STF ação contra delação da JBS protocolada no DF
Janot questiona no STF ação contra delação da JBS protocolada no DF

Brasília – A Procuradoria-Geral da República (PGR) entrou com uma reclamação no Supremo Tribunal Federal (STF) para questionar uma ação popular contra o acordo de delação firmado com os executivos do grupo J&F. A ação foi proposta na Justiça Federal do DF.

Ao Supremo, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, alega que a ação não deve prosseguir na Justiça Federal, uma vez que foi o Supremo que homologou o acordo firmado com Joesley Batista, da J&F, e demais delatores. O acordo foi homologado pelo ministro Edson Fachin. Janot sustenta que juízos de instâncias inferiores não poder reexaminar atos do Supremo.

“Caso alguma via processual houvesse para impugnar o acordo homologado nessa Corte, ela necessariamente teria de tramitar no próprio STF, jamais em juízos de instância inferior”, escreveu Janot.

A ação popular levada à Justiça Federal aponta que o acordo de delação dos executivos da JBS tem ilegalidades.

Janot pediu ao Supremo uma medida liminar que suspenda qualquer decisão da 2ª Vara do Distrito Federal sobre o caso e quer que o caso seja remetido à Corte. O caso foi distribuído ao ministro Edson Fachin, relator do caso envolvendo a J&F na Corte.