Política

Jornal inglês questiona promessa de mudança de Marina

Jornal inglês questiona promessa de mudança de Marina Jornal inglês questiona promessa de mudança de Marina Jornal inglês questiona promessa de mudança de Marina Jornal inglês questiona promessa de mudança de Marina

Londres – A prestigiosa seção “The Lex Column” do jornal britânico Financial Times questiona o pragmatismo econômico prometido pela candidata Marina Silva. Em texto publicado na edição impressa desta quarta-feira, 3, a publicação diz que “Marina Silva ainda é pouco conhecida. Isso não significa que ela seja diferente”.

A nota com o título “Brasil” destaca que a Bolsa de São Paulo subiu 17% desde a entrada da ex-ministra do Meio Ambiente na corrida eleitoral. A subida dos preços, explica o texto, é resultado da expectativa de que Marina pode ajudar a aliviar os males estruturais do País. “Inflação, corrupção e a má gestão das empresas estatais são mais aparentes agora que o crescimento o boom das commodities perderam força”, diz o texto.

“Apesar da manifestação e da promessa de Marina Silva de menor interferência do Estado”, o valor de mercado das principais estatais brasileiras continua “medíocre”, diz o FT. “Na verdade, a Bovespa como um todo ainda é negociada com um desconto na comparação com demais mercados emergentes. Isso ainda pode atrair mais investidores”, completa o texto.

Mesmo com o espaço para a valorização de estatais como as citadas Petrobras e Banco do Brasil, o FT demonstra cautela e certo pessimismo com a candidatura de Marina Silva. “Todos os governos no Brasil, uma vez no poder, são tentados a interferir nas empresas estatais para conter a inflação. Marina Silva ainda é pouco conhecida. Isso não significa que ela seja diferente”, diz o texto.