Política

Juízo sobre Temer cabe ao Judiciário, diz João Doria

O prefeito veio com agenda extensa a Brasília nesta quarta-feira. Pela manhã, visitou os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Eunício Oliveira

Juízo sobre Temer cabe ao Judiciário, diz João Doria Juízo sobre Temer cabe ao Judiciário, diz João Doria Juízo sobre Temer cabe ao Judiciário, diz João Doria Juízo sobre Temer cabe ao Judiciário, diz João Doria
Doria falou sobre o objetivo dos encontros Foto: Agência Brasil

Em visita ao Congresso Nacional, o prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB) declarou nesta quarta-feira, 28, que somente o Judiciário deve decidir sobre a culpabilidade ou não do presidente Michel Temer, alvo de denúncia da Procuradoria-Geral da República por corrupção passiva.

“Não se pode estabelecer culpabilidade antes que ela exista, nem estabelecer juízo que não cabe a nós, nem à opinião pública, nem ao Poder Executivo, tampouco aos jornalistas, mas, sim, ao Judiciário. O Judiciário que deve tomar essa decisão”, afirmou o prefeito de São Paulo.

Ao ser questionado sobre a atitude do presidente de atacar a PGR durante pronunciamento feito na terça-feira, Doria respondeu que é preciso garantir o direito de defesa do presidente.

Doria veio com uma agenda extensa a Brasília nesta quarta. Pela manhã, visitou os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), além dos líderes do PSDB nas duas Casas, senador Paulo Bauer (SC) e o deputado Ricardo Tripoli (SP). Possível candidato à presidência em 2018, o prefeito foi tratado como celebridade nos corredores do Congresso.

Ele disse que o objetivo dos encontros foi demonstrar apoio às reformas trabalhista e previdenciária – a segunda, entretanto, com um texto “mais enxuto” para assegurar a aprovação ainda este ano, de acordo com o prefeito.

“O apoio às reformas é o apoio ao Brasil, à governabilidade. O governador Geraldo Alckmin e eu temos sistematicamente nos manifestado no sentido de proteger o Brasil e garantir a governabilidade. Não se trata de fazer a defesa do presidente Temer, e, sim, do Brasil”, disse o prefeito de São Paulo.

Indagado se Temer ainda possui condições de comandar o País, Doria afirmou: “A governabilidade existe. Estamos aqui.”

Ele ponderou, contudo, que a decisão sobre a permanência ou não do partido na base aliada do governo terá que ser definida pelo Diretório Nacional da legenda. “Cabe à Executiva tomar essa decisão de prosseguir ou não. Minha visão é da governabilidade e de evitar instabilidade econômica. O sentimento é de responsabilidade”, opinou.